Governo Presente: FVS-RCP realizou 400 testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis

Exames foram realizados em ações na zona leste de Manaus

Entre as estratégias de prevenção combinada ao HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realizou 400 testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e C durante a 16ª edição do Governo Presente. A ação foi promovida na Escola Estadual (EE) Jairo da Silva Rocha, bairro São José Operário, zona leste de Manaus.

Conforme a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a testagem rápida é essencial para garantir um diagnóstico precoce e o tratamento adequado dessas infecções. “Com o ônibus Carona na Prevenção, estamos aproximando os serviços à população que precisa e deseja saber como está a sua situação de saúde”, ressalta Tatyana.

Presente no evento, o diretor de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, Alexsandro Melo, reforçou a relevância de campanhas de conscientização como essa, que incluem a oferta de testes rápidos para detecção precoce de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). “A realização desses testes permite identificar casos de forma ágil, possibilitando o início imediato do tratamento, quando necessário, e, assim, contribuindo para a redução da propagação das ISTs”, avalia Alexsandro.

Para a autônoma, Cássia Ribeiro, 52 anos, destacou a importância das ações de prevenção para a saúde pública. “Não me lembro da última vez que fiz um teste rápido, e, se não fosse por essa iniciativa, provavelmente demoraria ainda mais para fazê-lo. Programas como este facilitam o atendimento para pessoas como eu, que querem cuidar da saúde, mas enfrentam dificuldades para serem atendidas”, ponderou.

A FVS-RCP, por meio do Programa Estadual de HIV/Aids e ISTs, atua de forma contínua na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), promovendo campanhas educativas e disponibilizando testes rápidos em pontos itinerantes de atendimento à população. Essas iniciativas têm como objetivo detectar precocemente as infecções e garantir o acesso ao tratamento adequado, contribuindo para a redução da transmissão na comunidade local.

By Portal Arrasta pra cima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts

Pular para o conteúdo