Mais de 2,2 mil pessoas foram atendidas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), durante a 16ª edição do Programa Governo Presente, realizada neste sábado (28/09), na Escola Estadual Ernesto Jairo da Silva Rocha, na quarta etapa do bairro São José Operário, zona leste de Manaus.
A SES-AM ofereceu consultas médicas em cinco especialidades, aferição de pressão e glicemia e orientações de promoção à saúde. A secretária de Saúde, Nayara Maksoud, explicou que o órgão também participou com o setor de Ouvidoria, que recebeu demandas relacionadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), sobre consultas e exames.
“A Secretaria de Estado de Saúde atuou nesta edição do Governo Presente com 51 profissionais. Foram disponibilizadas à população consultas com clínico geral, oftalmologista, ginecologista, cardiologista e endocrinologista”, informou a secretária, ressaltando que o programa foi criado pelo governador Wilson Lima, com o objetivo de levar os serviços públicos estaduais para mais perto das comunidades.
A SES-AM disponibilizou equipe do Complexo Regulador do Amazonas para realização de atualização cadastral e, também, realizou orientações sobre saúde bucal para crianças, sobre prevenção ao câncer de mama e a importância de fazer o preventivo, para as mulheres, além de dicas de como manter uma boa alimentação. “É um conjunto de ações de saúde muito importantes, desde a promoção até a assistência, chegando mais perto da comunidade”, reforçou Nayara Maksoud.
Moradora da zona leste de Manaus, a dona de casa Mirnes dos Santos Souza participou do Governo Presente, em busca de atendimento em endocrinologia. Ela agradeceu a oportunidade de receber atendimento médico de forma rápida e acessível. “Achei o atendimento ótimo e, melhor ainda, por ter sido em um sábado. O médico me atendeu muito bem. Muito obrigada”, declarou.
Brenda Souza recebeu atendimento em ginecologia. Ela também ressaltou os serviços oferecidos durante esta edição da ação. “Eu me senti muito bem quando cheguei aqui. Gostei do atendimento na Secretaria de Saúde, a triagem, a consulta, eu achei muito legal. Eu acho isso muito importante para população”, pontuou.