A demanda por crédito rural durante a 46ª Expoagro ultrapassou a marca de R$ 1,6 milhão, conforme divulgou, nesta terça-feira (1º/10), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam). O valor conta em 15 projetos elaborados pelo órgão durante o evento, que aconteceu entre os dias 24 e 29 de setembro.
Já em análise pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), a responsável pela concessão do recurso, os projetos são voltados à cafeicultura, agricultura familiar, avicultura, pesca artesanal e à agroindústria, de acordo com a Gerência de Apoio ao Crédito Rural (Gecrer) do instituto. O valor, quando aprovado, prevê a aquisição de canoas de alumínio, motores de popa e rabeta, apetrechos de pesca, equipamentos e máquinas agrícolas, e, ainda, o custeio de atividades rurais.
“Foram seis dias de atendimento que resultaram na solicitação de R$ 1.691.291,39 por parte dos produtores rurais. O Governo do Amazonas está atento às necessidades dos produtores rurais e o Idam e a Afeam têm trabalhado para garantir que esses trabalhadores tenham acesso ao crédito o mais rápido possível, pois, dessa forma, eles terão melhores condições de trabalho, aumento de renda e, também, de produtividade”, pontuou o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino.
Segundo o Idam, 80% das demandas já tiveram o “sinal verde” da Afeam. “Dos 15 projetos elaborados pelo Idam durante a Expoagro, 12 já foram aprovados e os outros três estão em fase de conclusão de análise”, explicou a técnica da Gecrer, Bianca Figueira, que fez parte da equipe presente no atendimento relacionado ao crédito rural durante o evento.