Em dois meses de ações do programa Governo Presente, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) atendeu 13.311 pessoas, oferecendo consultas com médicos especialistas, exames simples, orientações para saúde da mulher, homem, idosos e crianças, atendimento em Ouvidoria e atualização cadastral. Alcançando todas as zonas de Manaus, essa nova etapa teve início no dia 13 de julho deste ano, aos sábados, ampliando o acesso da população aos serviços do Governo do Amazonas.
De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a SES-AM tem levado para mais próximo do cidadão, aos fins de semana, atendimento médico com cardiologistas, oftalmologistas, endocrinologistas, ginecologistas, urologistas, clínico geral e dermatologistas, além de realizar exames como aferição de pressão e glicemia.
“Além das consultas, a SES-AM oferece orientação para saúde bucal das crianças, cuidados direcionados à mulher, reforçando a importância da realização de exames, à pessoa idosa e ao homem. Também realiza atendimento para atualização cadastral, em que o cidadão vem informar um novo número de telefone ou endereço, facilitando, assim, com que possa ser informado mais rápido sobre seus exames agendados”, disse.
Durante a ação Governo Presente na Escola Estadual de Tempo Integral (CETI) Cinthia Régia Gomes do Livramento, bairro Grande Vitória, zona leste de Manaus, a SES-AM disponibilizou atendimento na Carreta da Saúde, levando para população exames de imagens como mamografia e ultrassonografia. A unidade móvel atendeu a população por duas semanas, realizando 478 procedimentos.
Para a dona de casa Mirnes dos Santos, que recebeu atendimento com oftalmologista, a consulta foi rápida e muito prática. “O atendimento foi ótimo. Aqui foi tudo muito rápido e melhor ainda ser aos sábados, pois tem folga do trabalho e a gente consegue aproveitar para se consultar”, disse.
Moradora da zona norte, a diarista Zuleide da Silva aproveitou os serviços oferecidos pelo Governo do Estado e se consultou com ortopedista. “Estava precisando dessa consulta, tenho sentido algumas dores nas pernas e braços e, agora, o médico passou alguns exames que eu vou fazer para descobrir o que eu tenho”, afirmou.
A funcionária pública Alessandra da Silva, que foi ao Governo Presente para emitir a segunda via da identidade, também passou por consulta com o cardiologista. “Ter acesso a médicos especialistas, no sábado, é muito bom, gostei muito. Estava precisando de uma consulta e consegui. O médico foi muito atencioso”, disse.