Nesta sexta-feira (11/10), tiveram início as audições para o musical de Natal, com sessões das 9h às 12h e das 14h às 17h, no Centro Cultural Palácio da Justiça, na avenida Eduardo Ribeiro, Centro. As chances de participar do espetáculo se estendem até este sábado (12/10), quando serão realizadas novas sessões de audições, nos mesmos horários. As inscrições são gratuitas.
O musical de Natal, que estreia no dia 7 de dezembro deste ano, tem a direção de Tércio Silva e as músicas originais do compositor Tim Rescala. A direção musical fica a comando do renomado Marcelo de Jesus e a coreógrafa Monique Andrade também participa da concepção da montagem.
O artista e diretor de teatro Tércio Silva destaca que as audições representam uma grande oportunidade para observar e ouvir o texto nos corpos dos participantes, fomentando a importância de compreender como essa construção acontece em colaboração com o elenco de artistas que buscam uma chance de ser escolhidos para o musical de natal deste ano.
“A gente quer sentir como essa dramaturgia chega para eles, como que eles estão querendo participar, conhecer também um pouco dos talentos das pessoas”, destaca.
Segundo ele, o teatro é uma construção coletiva, e necessita de muita atenção enquanto elenco e espaço, para isso existem alguns critérios para a escolha desses participantes, como a textura vocal, presença cênica do personagem e algumas características que acabam influenciando os protagonistas, que são as crianças.
Sendo um dos avaliadores da bancada de jurados, o compositor Tim Rescala, revela que as audições vão ser conduzidas a partir do material da própria obra que foi escrita por ele e pelo diretor Tércio. Além de que foram destacadas algumas músicas e cenas de dentro musical.
“Iremos observar esses candidatos dentro do contexto do musical, isso facilita porque já vemos adequação deles, do perfil de cada um, se é adequado ou não para o personagem, além do próprio desempenho vocal, cênico e coreográfico”, disse o compositor, também ator, produtor e pianista, com participação em várias produções do cenário artístico nacional.
Também membro da Academia Brasileira de Música, Tim Rescala traz vastos conhecimentos artísticos, que serão compartilhados com os candidatos.
Pluralidade artística
O maestro Marcelo de Jesus descreve a audição musical como um evento aberto e inclusivo, no qual os participantes têm a liberdade de escolher a música que desejam apresentar, abrangendo estilos que vão desde a ópera ao funk, servindo para conhecer os artistas em suas diversas camadas.
“A audição é sempre muito importante porque a gente conhece pessoas novas, artistas que estavam ali se apresentando, e sempre temos uma surpresa muito grande, porque é uma pessoa que você nunca viu na vida e entra com espetáculo”, ressalta Marcelo.
Com uma década de participação em audições para diversos espetáculos montados pelo Governo do Amazonas, Marcelo de Jesus e Monique Andrade relembram um momento marcante durante a apresentação de “Taco”, um dos participantes de uma das dezenas de audições que eles participaram. Ao chegar para o teste, ele interpretou uma obra musical de uma forma mais tradicional, acontece que sua performance no palco foi tão impactante que surpreendeu a todos.
“É uma composição, é um conjunto, mas como é um musical, as três camadas precisam ter, talvez não o mesmo peso e medida, mas as três camadas elas trabalham em conjunto. Então é por isso que a gente tem essa pluralidade na mesa, na banca, para poder observar esse artista”, explica a coreógrafa Monique.
Novos talentos
Quem está se destacando na música é o artista Yago Reis, de 29 anos. Formado em teatro, atualmente ele emerge no cenário musical, onde encontrou sua nova vocação como cantor e já realiza várias atividades profissionais de canto em sua vida cotidiana.
“Fazer audição é sempre um desafio, no sentido de que a gente abraça três vertentes, em algumas delas a gente considera ser mais bem apto, em outras nem tanto. Agora vou aguardar o resultado”, revelou o artista.
Critérios e compromissos
Podem participar crianças a partir de 10 anos, jovens e adultos a partir de 16 anos, ambos com habilidades em teatro, canto e dança. Cada candidato deverá interpretar um texto entregue no ato da inscrição, realizar uma coreografia ensinada no local e cantar uma música de livre escolha.
Os aprovados precisarão ter disponibilidade para os ensaios, que ocorrerão ao longo dos meses de outubro e novembro, com as apresentações programadas para dezembro. O cronograma completo será disponibilizado pela equipe de produção após o processo seletivo.
Inscrições e documentos
Por ordem de chegada, as inscrições são presenciais, ressaltando que os candidatos devem chegar ao Palácio da Justiça com antecedência de pelo menos 30 minutos dos horários de início das audições. Os portões serão fechados, pontualmente, às 12h e às 17h.
Para crianças, é obrigatório que estejam acompanhadas de um responsável legal, munido de documento de identificação. É recomendado o uso de roupas leves que possibilitem a movimentação corporal.