Trinta escolas da rede estadual de ensino foram premiadas pelo projeto “Juntos pela Vida”, do Ministério Público do Amazonas (MPAM). A cerimônia de premiação foi realizada na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), zona leste de Manaus, nesta sexta-feira (11/10), e contou com a participação da secretária adjunta da capital, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, Edilene Pinheiro.
O projeto tem como objetivo reconhecer as escolas com cobertura vacinal de estudantes igual ou acima de 80%. Para isso, as unidades de ensino premiadas recebem selos. Segundo a secretária adjunta da capital, Edilene Pinheiro, a Secretaria de Educação busca estar atenta a saúde dos alunos, procurando acompanhar a alimentação, a saúde psicológica e o lazer dos discentes.
“A secretaria tem esse cuidado com a saúde dos nossos alunos, então essas parcerias são muito significativas para o nosso fazer, para as nossas escolas. O empenho dos nossos servidores foi gigantesco para que hoje a gente pudesse estar recebendo essa premiação, esse reconhecimento“, ressaltou a secretária.
Das 30 escolas estaduais premiadas, sete são do interior do Amazonas. Dentre elas está a Escola Indígena Kwatijariga, em Humaitá (distante 590 quilômetros de Manaus), que obteve 100% de cobertura vacinal. Para a procuradora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional do MPAM, Delisa Ferreira, o projeto apresenta êxito por alcançar uma grande quantidade de alunos.
“Nós estamos aqui premiando todos os gestores e coordenadores das escolas, além das escolas do interior e profissionais da saúde, que também vão receber os certificados”, informou a procuradora.
A campanha conta com parcerias intersetoriais com a Fundação de Vigilância Sanitária do Amazonas (FVS-AM), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).
Trabalho em conjunto
A assessora pedagógica de programas e projetos da Coordenadoria Distrital de Educação 5, Kris Vieira, destacou que as escolas da zona leste de Manaus receberam 15 selos, resultado do esforço colaborativo entre diversos servidores.
“Foi uma parceria muito significativa que tivemos com as UBSs, com os enfermeiros e a equipe técnica da saúde. A gente faz essa parceria pensando no bem-estar dos nossos alunos e para que a gente tenha um Amazonas mais protegido e as nossas escolas mais saudáveis com os alunos vacinados”, declarou a pedagoga.
Na Escola Estadual (EE) Irmã Gabrielle Cogels, cerca de 430 alunos foram vacinados, o que fez com a escola alcançasse 90% de cobertura vacinal. A gestora da unidade de ensino, Darci Vasconcelos, recebeu pela segunda vez o selo do projeto, graças ao empenho de todos os servidores da escola.
“Para nós é muito gratificante, a gente fica feliz em saber que nós estamos cuidando dos nossos alunos na questão da saúde, prevenindo algumas situações de saúde. A escola tem esse cuidado em vacinar os alunos”, finalizou a gestora.