A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de Lábrea (a 702 quilômetros de Manaus), cumpriu, na terça-feira (14/10), um mandado de prisão preventiva contra um homem de 62 anos por porte ilegal de arma de fogo e por ameaçar moradores de uma comunidade localizada em um ramal no quilômetro 26 da rodovia federal BR-230.
De acordo com a delegada Larissa Barreto, da DEP de Lábrea, as diligências foram iniciadas após denúncias de moradores da comunidade, que alegaram que o autor costumava andar armado pelo ramal. As vítimas relataram que o homem se irritava com frequência e mostrava armas de fogo, inclusive para crianças, o que levou à suspensão das aulas na escola local.
“Apuramos que o idoso é um policial militar aposentado de Rondônia e está com o porte de arma suspenso. Ele foi localizado e detido. Em seu depoimento, alegou que sempre andou armado e, como as pessoas do ramal estavam revoltadas com ele, achou necessário utilizar a arma”, explicou a delegada.
Segundo a autoridade policial, os moradores também relataram que, no início de outubro, ocorreu outro incidente em que o indivíduo estava com um rifle na frente da escola. Durante uma discussão com os funcionários, ele apontou a arma para eles e os ameaçou de morte. Na ocasião, o autor afirmou que portava a arma por questão de proteção, pois havia denunciado um traficante dias antes.
Procedimentos
O autor responderá por ameaça e porte ilegal de arma de fogo. Ele passará por audiência de custódia hoje e ficará à disposição da Justiça.