O Circuito LPG regularmente divulgado nas redes sociais da secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam), ganha versão para o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br). Uma compilação de projetos da Lei Paulo Gustavo, contemplados pelo Governo do Estado, que estão em fase de execução, serão divulgados também no portal. O novo espaço dedicado a divulgação das atividades irá permitir, inclusive, que o público acompanhe e prestigie as atividades de diferentes segmentos artísticos. Confira.
Neste sábado (19/10), a partir das 14h, acontece a 1ª Recreação de Capoeira, no Lago do Janauari, Cacau Pirêra, município de Iranduba (distante a 27 quilômetros de Manaus). A realização é da Alforria.
Ainda no sábado, a partir das 18h, no Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), acontece a Amazon Arte Combate, projeto de Kemerson Freitas. Esta será a primeira batalha de artes ao vivo entre artistas do município e de Manaus. A competição, dividida em baterias, reunirá as variadas técnicas das artes e da cena underground, como graffiti e quadrinhos. A premiação será para as três melhores obras, escolhidas pelo júri. Link de inscrição para os artistas de Parintins (https://forms.gle/5uSxfZpZ73kLSsvG7). Entrada gratuita.
Na segunda-feira (21/10), o Palacete Provincial, praça Heliodoro Balbi, Centro, recebe a exposição fotográfica “Cores do Patrimônio Histórico Manauara”, da arquiteta e urbanista Márcia Holanda Castro. A exposição contempla fotografias de fachadas, ornamentos e revestimentos de imóveis que integram o patrimônio cultural de Manaus e possibilitam, ao observador, experimentar os diversos efeitos visuais, tais como, segregação ou unificação, equilíbrio ou desarmonia, recuos ou avanços, peso ou leveza, redução ou expansão, dentre outros. Segue até 21 de dezembro, todos os dias (exceto quartas e domingos), de 09 às 15h. Entrada gratuita.
No Palácio da Justiça, avenida Eduardo Ribeiro, no Centro, a exposição “No pulmão do mundo: um grito de socorro”, de Pietro Bruno, segue até 25 de outubro. A mostra proporciona ao público uma nova estética das artes visuais, com telas carregadas de discursos e lutas pela natureza, ecologia e o desenvolvimento humano. Visitação durante a semana, exceto às terças e domingos, das 9h às 15h.
No segmento de audiovisual, o filme O Poema, de Regina Melo, inserido na lista de contemplados na LPG, contará com três datas de lançamento em Manaus. O filme que narra a história de um homem que não consegue sair de casa, preso a objetos que recolheu ao longo do tempo, será exibido nos dias 25 de outubro e 9 de novembro, às 19h, no Sintetel, rua Alexandre Amorim, 392, em frente à Igreja Nossa Senhora Aparecida. E no dia 26 de outubro, também às 19h, no Cineteatro Guarany, avenida Sete de Setembro, ao lado do Palácio Rio Negro, Centro.
Outro projeto de audiovisual é o curta-metragem “Além da Selva: A Jornada de Luiza”, dirigido pelo cineasta Orange Cavalcante da Silva, com filmagens realizadas nas florestas entre os municípios de Tefé e Alvarães. A produção conta com uma equipe técnica e elenco formado por profissionais e artistas locais. Esse envolvimento regional destaca e valoriza a riqueza cultural da Amazônia, trazendo benefícios à narrativa. No dia 15 de novembro, o curta estará disponível no YouTube e exibido, às 19h, na Escola Municipal Colônia Ventura, no município de Tefé. A exibição também se estenderá em demais escolas de bairros periféricos do município. Entrada gratuita.