A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) promove atividades voltadas à pessoa idosa, por meio do projeto Longevidade Ativa, que oferece gratuitamente exercícios físicos como dança e hidroginástica, além de palestras e passeios, com o objetivo de promover o bem-estar ao idoso.
O atendimento acontece na Escola Estadual de Tempo Integral Elisa Bessa Freire, no bairro Jorge Teixeira, na zona leste de Manaus, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 15h às 18h.
O projeto criado pela PMAM, por meio da 30ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), tem como objetivo oferecer ações efetivas que buscam fortalecer o papel social do idoso, colaborando para uma postura mais ativa. Também busca incentivar a socialização por meio de atividades que previnem o isolamento social, beneficiando a saúde física e mental e, assim, visando à melhoria da qualidade de vida.
Segundo o coordenador do Longevidade Ativa, sargento Hesber Vasconcelos, o programa foi criado em 2019, com o objetivo de atender idosos em situação de vulnerabilidade social e surgiu após visitas e diálogos com instituições e fóruns, onde foi identificada a necessidade de desenvolver atividades para esse público.
O sargento expressa a satisfação de continuar desenvolvendo o programa através da assistência social. “Atualmente, eu me sinto muito realizado por desenvolver o projeto Longevidade Ativa, porque hoje, além de fazer o policiamento comunitário e levar um pouco de assistência, a gente consegue por meio de parcerias como o da Sejusc, levar para essas famílias esse acolhimento”, descreveu o coordenador.
A participante Idubige Bento Ferreira, 65 anos, reforça a importância do programa no acolhimento à pessoa idosa. “O Longevidade Ativa é uma bênção. Eu vivia muito triste em cima de uma cama e sozinha em casa. Depois que eu comecei a vir aqui, fiz amigos, a gente conversa, brinca. Eu estou muito feliz com esse projeto e agradeço de coração a Polícia Militar”, destaca Idubige Bento.
Para a Celeste Barros, de 64 anos, a atuação da PMAM dentro do projeto contribui para o crescimento, fornecendo apoio e segurança para as famílias. A aposentada ressalta as atividades ofertadas dentro do Longevidade Ativa, que ajuda na melhoria de vida.
“O projeto me oferece muitas coisas boas, como hidroginástica, aulas de danças, exercícios. Isso é muito bom pra mim, principalmente na idade que eu tenho. Nós passeamos por vários lugares, fomos até pra Parintins’’, lembrou Celeste.
Saúde
De acordo com a professora de educação física, Tereza Batista, o objetivo dos exercícios físicos é fortalecer a força, a memória, o equilíbrio e a resistência dos idosos, com a intenção de melhorar sua locomoção.
Com atividades que incluem estímulos auditivos, o uso de bolinhas para reforçar a memória, além de práticas para fortalecer as pernas e os braços para os movimentos do dia a dia. “A minha meta com eles é trabalhar força, memória equilíbrio e resistência. Para que eles possam andar, se movimentar, principalmente quando vão entrar no ônibus, usando a elevação de pernas e os braços. A gente trabalha com as bolinhas, perguntando as cores, focando na memória”, explica a professora.
Inscrição
Atualmente, 192 idosos no programa são atendidos pela iniciativa oferecida de forma gratuita. A inscrição ocorre na coordenação do projeto Longevidade Ativa. É necessário preencher uma ficha de cadastro com os dados pessoais e levar cópia dos documentos. O horário de funcionamento é das 15h às 18h, às segundas, quartas e sextas feiras.