Na manhã deste sábado (19), o programa Governo Presente chegou ao Centro de Educação Integral Dariana Zuleica Corrêa Lopes, localizado no bairro Lago Azul, zona norte de Manaus, oferecendo uma programação diversificada aos moradores da comunidade e adjacências. O evento contou com uma sala dedicada ao cadastramento de artistas, uma feira de economia criativa e um espaço especial para as crianças, com a distribuição de brinquedos em alusão à campanha “Doe Brinquedo e Ganhe Sorrisos 2024.
O governador Wilson Lima esteve presente, acompanhado por secretários estaduais, incluindo Candido Jeremias Cumaru, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. “Participar com as atividades culturais do Governo Presente é estar mais próximo à comunidade, divulgar os nossos artistas e suas habilidades. O Cadastro da Cultura, ferramenta que visa mapear os artistas do Amazonas, também tem o seu espaço no Governo Presente, com uma equipe pronta para informar e esclarecer dúvidas de acesso ao cadastro no Portal da Cultura”, disse Candido.
A programação também incluiu um show de abertura e a entrega de certificados por parte do governo. As crianças se divertiram com um show recreativo protagonizado pelos personagens da Turma da Mônica, além das aparições de Mickey e Minnie, garantindo um ambiente festivo e acolhedor.
Renda e visibilidade
A feira criativa do Governo Presente reuniu diversos artesãos, que apresentaram as suas obras para o público da comunidade. Regina Negreiros, artesã de 53 anos, destacou que, apesar dos desafios de deslocamento, não teve receio de participar do evento, pois confiava no retorno que poderia trazer.
“Às vezes é difícil o deslocamento, mas a gente vem acreditando que vai vender e também vai divulgar os nossos produtos. E está sendo muito bom pra isso, a gente tá divulgando os produtos, além de ser uma oportunidade porque nós que somos a cabeça da família, então é uma renda a mais que entra pra gente”, comentou.
Já Elenir Soares Franco, 40 anos, conhecida por seu trabalho com biojoias, ressaltou o impacto positivo de sua arte na conscientização ambiental. “Nós temos a missão de mostrar a beleza da natureza de uma forma diferente. […] É gratificante mostrar para a população o quanto a natureza é bela e podemos viver disso, gerar uma renda para os artesãos, tirando todo esse produto através de sementes, através de madeiras que não servem mais”, explicou.
Elenir também afirmou que a recepção do público às biojoias tem sido positiva: “Muita gente, como não tem acesso, às vezes fica distante, e não tem acesso ao próprio artesão. O Governo Presente dá essa oportunidade tanto para a gente quanto para a população adquirir essas peças”, finaliza.
Oficinas e talentos
O artista visual Turenko Beça, que ministrou uma oficina de estamparia de ecobags na última sexta-feira (18/10), compartilhou a satisfação com a adesão dos alunos. “A oficina foi incrível, tivemos mais de 13 alunos da escola e pessoas de fora. Quase 20 participantes e os resultados foram incríveis”, relatou.
Ele também destacou a importância de iniciativas como essa em comunidades mais afastadas, como o Lago Azul. “Essas comunidades mais afastadas, elas não têm muito acesso a esse tipo de atividade. Eu descobri alguns talentos ontem e gostaria repetir a oficina muito mais vezes”, afirmou Turenko, mostrando otimismo para as atividades do sábado.
Com um dia repleto de atividades e interações culturais, o Governo Presente segue aproximando serviços e cultura das comunidades periféricas, promovendo inclusão social e oportunidades de desenvolvimento.