Nesta semana, uma programação cultural extensa e para todos os gostos ocupará o Teatro Amazonas e o Teatro da Instalação, e terá à frente os corpos artísticos do estado. Os espetáculos são promovidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Entre as atrações, Sarau Literário, Virada Sustentável, espetáculo do Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro, que celebra a acessibilidade. A dança também se faz presente nas performances da semana, em Lendas e Halloween. Confira.
No Teatro Amazonas, o sarau literário ‘Palavras em Cena’, acontece nesta terça-feira (29/10), às 16h, no hall do Teatro Amazonas. Com 20 minutos de duração, o sarau chega à sua terceira edição e terá como tema ‘Palavras que Fluem como Rios’. O evento, em celebração ao Dia Nacional do Livro (29 de outubro), explora o diálogo entre a natureza e a literatura e tem a participação do poeta e músico Celdo Braga. Classificação livre e entrada gratuita.
Ainda na terça-feira, no Teatro Amazonas, às 20h, a Amazonas Band apresenta a abertura da 10ª edição da Virada Sustentável Manaus. No repertório, a ‘Onça e o Pajé’, título da composição escrita por Jovino Santos Netto para a Amazonas Jazz, estreada no Amazonas Green Jazz Festival deste ano, além de composições que se inspiram, como ‘Passarim’, de Jobim, e ‘Ponta Negra’, de Rui Carvalho. A apresentação com duração de 1h20, traz ainda os clássicos do pop, da salsa, do latin jazz, bem como do jazz. A entrada é gratuita e classificação livre.
O espetáculo ‘Lendas’, do Balé Folclórico do Amazonas entra em cartaz no Teatro da Instalação, de terça-feira a quinta (29 a 31/10), sempre às 9h. Com 30 minutos de duração, o espetáculo voltado para alunos de escolas da rede pública, faz um resgate histórico e lúdico, inspirado na cultura e lendas amazônicas. Embasado na dança-teatro e na dança-ritual, a montagem faz um recorte de lendas como, do Curupira, Mapinguari, Matinta Pereira e tantas outras, valorizando a ligação do passado com o presente.
Na quarta-feira (30/10), é a vez dos alunos do Liceu Claudio Santoro, acompanhados pela Orquestra de Violões do Amazonas, protagonizarem o espetáculo ‘Canto Brasileiro: Ritmos e cores pela inclusão’. No palco, alunos da escola de artes, Pessoas com Deficiência (PcD) e artistas convidados, vão proporcionar ao público uma experiência artística integrada e imersiva do início ao fim. O espetáculo é voltado ao reconhecimento e visibilidade do PcD, luta contra o capacitismo e a valorização das artes.
No hall, o público desfrutará de obras artísticas sensoriais e interativas. O show tem 1h de duração e vem repleto de dança e música com a essência do repertório popular brasileiro, incluindo expressões características do Norte. Classificação livre e entrada gratuita.
Na quinta-feira (31/10), às 20h, a Orquestra de Câmara do Amazonas, o Coral do Amazonas e o Corpo de Dança do Amazonas, sobem ao palco do Teatro Amazonas com o espetáculo ‘Halloween 2024’. A direção artística e regência é de Marcelo de Jesus. Música, dança e canto, acompanham um repertório de música lendárias de filmes de terror e suspense que marcaram gerações, entre as quais, Bebê de Rosemary, O Iluminado, A Hora do Pesadelo, Drácula, O Exorcista, Walking Dead e muito mais para uma noite especial e emocionante. Ingressos à venda em www.shopingressos.com.br e na bilheteria do Teatro Amazonas. Plateia e frisas R$ 10 e demais lugares, acesso gratuito.