A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) participou, nesta quarta-feira (30/10), de um curso realizado pela Procuradoria Especial da Mulher, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), voltado para dos servidores das Delegacias Especializadas em Crimes Contra Mulheres (DECCMs), com intuito de capacitá-los para melhor atender as mulheres em situação de violência com foco em princípios e práticas de acolhimento.
O curso foi ministrado na sede da Delegacia Geral, avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona centro-sul, e a programação seguirá na quinta-feira (31/10).
A coordenadora psicossocial da Procuradoria Especial da Mulher, Lenara Muniz, disse que a capacitação é importante para aprimorar o atendimento policial das vítimas de violência doméstica.
“É de grande importância que os policiais que tem o primeiro contato com a vítima tenham acesso às boas práticas de entrevista e noções de técnicas de acolhimento, a fim de tratá-las de forma empática e com segurança, validando os seus sentimentos ”, disse a coordenadora.
Conforme a delegada Patrícia Leão, titular da DECCM centro-sul, a capacitação é importante para que os servidores consigam entender melhor a vítima e busquem encorajá-las a sair do ciclo de violência doméstica.
“O objetivo da formação é aprimorar o atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Queremos garantir um acolhimento mais humanizado e uma escuta qualificada para aquelas que nos procuram em um momento tão difícil de suas vidas”, disse a delegada.