O hall do Teatro Amazonas recebeu a terceira edição do Sarau Literário Palavras em Cena, intitulado “Palavras que fluem como um livro”. O evento, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, aconteceu na terça-feira (29/10), e celebrou o Dia Nacional do Livro e o aniversário da cidade de Manaus. Poesia e música marcaram a tarde de homenagens, engrandecida com a participação de talentosos poetas e músicos locais, como Celdo Braga, um dos integrantes do Clube Literário do Amazonas.
O Sarau Literário reafirmou seu espaço na valorização e promoção da cultura literária da região. Celdo Braga, que encantou o público com uma apresentação rica em referências culturais e históricas do Amazonas, ressaltou o significado de participar desse movimento literário.
“Nesta terceira edição do Sarau percebo a marca de um movimento que está começando a ganhar forma e expressão. Os novos poetas do Amazonas, pessoas que também já estão há mais tempo na estrada, trazendo para uma plateia que não é constante, mas bastante expressiva pela conexão de estarmos no hall do teatro”, destacou Braga, que também celebrou a riqueza cultural local em seu poema “Manaus Maninha”, uma ode à cidade e aos primeiros habitantes da região.
A diretora do Teatro Amazonas, Beth Cantanhede, comemorou o sucesso do evento, refletindo sobre o impacto de iniciativas culturais regulares no Teatro. “Todo mês nós fazemos uma homenagem a uma das artes. Temos uma tarde aqui no hall dedicada à dança, música, folclore e, hoje, à literatura”, disse Cantanhede. “Vários poetas declamando aqui suas poesias, fazendo homenagem a Manaus, na semana de aniversário. Foi uma grande tarde! Estamos muito felizes de receber esses poetas maravilhosos que vieram abrilhantar o nosso Teatro Amazonas,” completou.
O bibliotecário David Carvalho, da Biblioteca Pública do Amazonas, também reforçou a importância do evento para o cenário literário amazonense. Em parceria com o Teatro Amazonas, a biblioteca promove o sarau para difundir a literatura, valorizar a produção poética local e, segundo David, novos artistas e escritores têm se interessado em participar a cada edição anunciada. “A inclusão de outras formas artísticas, como a música de Celdo Braga, só enriquece o evento. Música e literatura combinam muito, então é uma combinação que deu certo e que esperamos que continue por muito tempo,” declarou Carvalho.
O Sarau “Palavras em Cena” se consolida, assim, como um espaço de expressão artística e de celebração da cultura manauara, atraindo o público local e visitantes do Brasil e do exterior que passam pelo icônico Teatro Amazonas. Essa edição, marcada pela conexão entre literatura e música, trouxe um simbolismo especial ao evento e reforçou o compromisso com a valorização do livro e da cultura literária no coração da Amazônia.