A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), transmitiu, nesta quinta-feira (31/10), o ‘Aulão Conquistar’ via Youtube e canais abertos da TV Tiradentes (20.2) e TV Encontro das Águas, para a capital e o interior do estado.
A transmissão do ‘aulão’ é um dos últimos preparativos dos alunos que irão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos dias 03 e 10 de novembro.
Com o objetivo de realizar a recomposição da aprendizagem, preparar os estudantes para os exames vestibulares e apoiar o projeto de vida dos alunos, o Cemeam realizou a live voltada para os estudantes do Ensino Médio Regular e para o Ensino de Jovens e Adultos (EJA). O Centro de Mídias também disponibilizou materiais pedagógicos para os alunos, como cadernos de exercícios.
De acordo com a diretora do Cemeam, Sabrina Araújo, por meio do Projeto Conquistar, o estudante consegue estender seu horário de estudo para além da sala de aula, além de conseguir tirar dúvidas sobre os conteúdos que mais sentiu dificuldade no momento da aula.
“O aulão tem essa finalidade de, nesse momento decisivo, na reta final para o Enem, trazer ainda mais conteúdos para que ele (aluno) possa revisar, se preparar e se sentir um pouco mais seguro em relação ao Exame”, comentou a diretora.
Aulão e Aprovação
Por meio de estratégias pedagógicas diferenciadas, o ‘Aulão Conquistar’ é o encerramento de um ciclo com foco na qualidade de ensino e preparação dos alunos. Ao longo do ano, algumas das iniciativas realizadas para auxiliar os estudantes foram a mobilização para apresentar o projeto, a mostra da plataforma com exibição de conteúdos, a disponibilização de materiais pedagógicos para professores e alunos, dentre outras.
Encerrando o cronograma, a transmissão do aulão contou com a apresentação de conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, além de um momento de descontração com professores de Educação Física.
Segundo o professor Paulo Ricardo de Souza, a atividade física faz parte do aspecto psicológico e é um fator determinante na hora de realizar uma avaliação importante como o Enem.
“O nervosismo pode colocar tudo a perder, então é muito importante utilizar essas ferramentas, esses mecanismos e esses artifícios para driblar esse nervosismo e conseguir focar na prova, fazer uma prova de excelência”, esclareceu o professor.