A saúde da população masculina, tendo como foco a prevenção; o Dia da Consciência Negra e a Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres fazem parte da programação que será realizada por todo o mês de novembro nos sete Centros Estaduais de Convivência da Família (CECFs) e do Idoso (Ceci).
Mantidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), os aparelhos sociais vão realizar as ações nas comunidades onde estão instalados.
A campanha Novembro Azul é um movimento internacional de conscientização sobre o câncer de próstata e a saúde do homem. Os CECFs vão tratar o tema de forma diversificada: palestras sobre autocuidado, rodas de conversa, distribuição de panfletos, além de ações de embelezamento com corte de cabelo, barbeiro, bem como aferição de pressão, vacinação, teste de glicemia, entre outros serviços.
O Dia da Consciência Negra, celebrado no Brasil em 20 de novembro, vai ser tratado com palestras, apresentações culturais e dinâmicas voltadas ao tema.
De abrangência internacional, a campanha 16 Dias de Ativismo contra a violência de gênero visa o combate à violência contra as mulheres. A campanha acontece anualmente, entre 25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, e 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. A campanha busca conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres em todo o mundo.
A coordenadora do Projeto Rede de Proteção da Seas, Rita Abecassis, afirma que a programação de novembro é extensa e diversificada nos CECFs com temas que abordam a prevenção, a proteção e os cuidados com a população masculina, assim como a violência contra as mulheres.
“Todos esses temas abordados são importantes, daí o fato de serem tratados o ano inteiro nos grupos de convivência dos sete centros, que trabalham fortemente a questão da convivência familiar e os vínculos fortalecidos”, sintetiza.