Um total de 205 pessoas recebeu de volta o telefone celular que havia sido roubado ou furtado, por meio do programa RecuperaFone implantado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) em setembro deste ano. (SSP-AM). De acordo com balanço da SSP-AM, 45 aparelhos ainda estão à espera dos verdadeiros donos.
A coordenadora do Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC), Carol Kanitz, informou que os aparelhos ainda não restituídos estarão à disposição dos donos. Os dispositivos poderão ser retirados na sede do NIRC, localizada na SSP-AM, na avenida José Henrique Bentes Rodrigues, Monte das Oliveiras.
Durante os três dias de devolução, um total de 250 aparelhos foram considerados aptos para a restituição, 205 foram resgatados pelos verdadeiros donos.
Um dos que compareceram à Arena da Amazônia, nesta sexta-feira (01/11), foi o técnico em refrigeração Charles dos Santos. “É muito satisfatório. Eu não esperava receber meu telefone celular tão rápido assim. Eu agradeço muito e o serviço foi rápido e está aprovado”, disse o trabalhador.
A dona de casa Heloíde Mesquita, estava na Arena para buscar o celular do filho e falou emocionada ao receber o aparelho de volta. “Meu filho lutou e trabalhou para ter esse celular, foi roubado dentro da empresa. Ele foi embora para Joinville e não esperava ter o celular de volta. É muito legal porque eu não esperava ver isso e só tenho a agradecer pelo trabalho de todos”, destacou.
Recuperação
Desde o dia do lançamento do RecuperaFone em Manaus, no dia 17 de setembro, até hoje, o Programa que é coordenado pelo NIRC deflagrou diversas ações na capital amazonense.
Durante a primeira Operação, realizada no dia 20 de setembro, as Polícias Civil e Militar com o apoio de órgãos de fiscalização, recolheram no Centro de Manaus, aproximadamente, 1 mil aparelhos. Os dispositivos móveis estavam em bancas e lojas identificadas como assistências técnicas. Todo material foi apresentado no 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e segue em análise.
Em outra ação para combater esse tipo de crime, a SSP-AM deflagrou a Central Integrada de Fiscalização (CIF) em todas as zonas de Manaus. Diversas lojas e assistências de aparelhos celulares que estavam irregulares foram interditadas e aparelhos celulares apreendidos.
A nova fase iniciou no último sábado (26/10), com atuação em blitz realizadas nas principais vias da capital para localizar celulares roubados ou furtados. A ação incluiu a checagem do número IMEI dos celulares encontrados com os cidadãos abordados, de forma rápida e sem acessar dados sigilosos.
Durante essas ações, a SSP-AM recuperou mais de 500 aparelhos, dos quais 250 foram identificados e 205 já foram devolvidos aos verdadeiros donos.
Como funciona o sistema
Quando um celular é roubado ou furtado, o cidadão registra o Boletim de Ocorrência em um Distrito Integrado de Polícia (DIP) ou na Delegacia Virtual e obrigatoriamente apresentar o identificador único do aparelho, chamado IMEI (International Mobile Equipment Identity). A partir dessas informações, o software cria um banco de dados sobre celulares reportados como roubados ou furtados.
O sistema monitora os celulares em uso e verifica se seus IMEIs correspondem a algum registro de roubo ou furto. Quando detecta um IMEI correspondente, o NIRC da Polícia Civil, envia uma mensagem em massa por intermédio de um número de WhatsApp verificado da SSP/AM para o telefone do usuário, que é chamado para comprovar a propriedade legítima do aparelho.