A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) certificou, nesta terça-feira (05/11), a oitava unidade de beneficiamento de produtos de origem animal junto ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). O Frisacre Frigorífico Santo Afonso do Acre está localizado no bairro Colônia Santo Antônio, na zona norte de Manaus e está em operação desde 2021.
Com capacidade produtiva diária de 26,5 toneladas, o empreendimento, a partir desta certificação, passa a disponibilizar ao mercado nacional produtos como: carne resfriada de bovino sem osso, carne resfriada de bovino com osso, carne congelada de bovino sem osso, carne congelada de bovino com osso, carne congelada de suíno sem osso, carne congelada de suíno com osso, carne temperada de bovino sem osso, carne temperada de bovino com osso e carne temperada de aves. Atualmente, 24 funcionários atuam no frigorífico nos setores de desossa, tempero, moagem, embalagem, acondicionamento e transporte.
A entrega do certificado contou com a participação do diretor-presidente da Adaf, José Omena, que destacou a geração de emprego e renda como um dos benefícios de mais um estabelecimento credenciado junto ao Sisbi-POA. “A função da Adaf não é só fiscalizar; é também organizar, orientar e apoiar os produtores e empreendedores. Junto com esta certificação Sisbi vem desenvolvimento, emprego, renda e crescimento econômico e social. Quando assumi a presidência da autarquia, o governador Wilson Lima me disse – ‘faça a Adaf cumprir seu papel, faça a Adaf funcionar’. E é o que estamos fazendo”, disse Omena.
Para o diretor do Frisacre, Rodrigo Felix, a conquista da certificação Sisbi é um grande passo para o crescimento da empresa. “Agradeço a Deus por essa vitória, que é muito importante, e significa mais responsabilidade para levar nossos produtos a outros estados, gerando desenvolvimento para o Amazonas. Agradeço a toda a equipe, a cada colaborador. Sem eles, nada disso seria possível”.
Sisbi-POA
A Adaf obteve a equiparação do Serviço de Inspeção Estadual (SIE-AM) ao Sisbi-POA, em dezembro de 2021, após dois anos de tratativas junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A equiparação foi publicada no dia 9 de dezembro de 2021, no Diário Oficial da União (DOU) e buscou harmonizar e padronizar os procedimentos de inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal em todo o país.
Estabelecimentos interessados em dar entrada no processo de adesão ao Sisbi-POA devem acessar o Ofício Circular nº 002/2022, disponível no site da Adaf, que detalha o processo de requerimento.
O Sisbi-POA contribui para a oferta de alimentos saudáveis aos consumidores; possibilita maior inserção dos produtos da agricultura familiar no mercado formal; fortalece os municípios, abrindo espaço para integração e incentivando o desenvolvimento local e dos territórios; e promove a integração entre os serviços de inspeção federal, estadual e municipal, reduzindo o comércio de produtos clandestinos.