O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), apoia o 22º Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Seinpe), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O evento tem início nesta terça-feira (05/11) e segue até sexta-feira (08/11), na Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação (PPGE), da Ufam.
Amparado pelo Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), edital n° 001/2024, da Fapeam, o evento, existente desde 1999, busca reunir pesquisadores, professores de ensino superior e da educação básica, estudantes da graduação e da pós-graduação, bem como gestores educacionais e escolares do Amazonas e de outros estados do Brasil, para qualificar sua proposta dialógica de reflexão sobre o ensino, pesquisa e a extensão.
Para as professoras, doutora em Psicologia Vanessa Miranda, coordenadora desta edição do evento, e doutora em Ciências da Educação Camila Ferreira da Silva, coordenadora do PPGE-UFAM, o apoio da Fapeam contribui para a qualificação científica e a difusão do evento.
“A participação da Fapeam é de grande valor e estima para o Programa de Pós-Graduação em Educação, da Ufam, que está realizando o encontro. O reconhecimento dessa digníssima Fundação engrandece e abrilhanta ainda mais essa nova edição”, comentou a doutora Vanessa Miranda.
22º Seinpe
Com o tema “Formação nas Amazônias: espaços, tempos, sujeitos e projetos sociais e educacionais”, o 22º Seinpe tem como finalidade dar continuidade na construção do compromisso social e científico voltado aos povos tradicionais e à classe trabalhadora, ratificando sua responsabilidade de refletir sobre questões étnico-raciais educacionais e de gênero entre o tempo passado e o tempo presente, buscando superar nesses espaços relações de dominação e de divisão social em todos os níveis da educação no Brasil.
O evento é destinado a estudantes de graduação, pós-graduação, professores universitários e da rede básica de ensino, pesquisadores, gestores escolares e estudantes em geral. A estimativa de participantes é de mais de 515 pessoas.
Nesta edição, o Seinpe reunirá o professor doutor Fabson Calixto, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da rede básica de educação de Maceió, além das cientistas mulheres, as professoras doutoras Cinara Franco Rechico Barberena, Candida Soares da Costa e Selva Guimarães, que irão compor as atividades de conferência, sessões especiais, comitês de organização e científico.
O encontro terá mesas-redondas, oficinas, minicursos, e apresentações de trabalhos em diferentes modalidades (comunicação oral, salão dos egressos, pôsteres), a partir de perspectivas étnico-raciais e de gênero, sobre projetos educacionais e sociais na educação pública desenvolvidos em espaços escolares e não escolares na Amazônia. Saiba mais informações em: https://doity.com.br/xxii-seinpe/calendario e https://www.instagram.com/seinpeufam/.
Parev
O Parev visa apoiar a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, sediados no estado do Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I): congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.
Eventos científicos da Fapeam
A agenda de eventos científicos do segundo semestre de 2024, apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, pode ser acessada em: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam-3/