A retomada do voo entre Manaus e Lisboa pela TAP Air Portugal, que iniciou, oficialmente, na segunda-feira (04/11), foi recebida com entusiasmo pelos turistas. Após sete anos sem a rota, que havia sido suspensa em 2016, viajantes como Antônia Reis, autônoma e visitante assídua de Portugal, ficou feliz ao saber do retorno do voo, já que a viagem ao país era demorada e com muitas conexões. “Fiquei feliz da vida. Muito bom. Sem palavras. Eu acredito que vai ser bem confortável e que eu não vou ter o mesmo transtorno”, celebrou Antônia, que visita o país pela terceira vez.
Para Sérgio Saraiva, empresário do setor de turismo, o voo chegou em boa hora. “Essa retomada da TAP para vir para Manaus acabou com aquele problema que nós tínhamos de ir para a Europa, tinha que fazer uma conexão em várias cidades brasileiras e ficava muito mais caro. Agora, com essa retomada do voo, a tendência é o turismo crescer”, afirmou o empresário, destacando o impacto positivo para o fluxo turístico entre o Brasil e a Europa.
O retorno do trecho entre a capital amazonense e Portugal faz parte da estratégia do Governo do Amazonas de conectar o estado ao mercado europeu, fortalecendo o turismo da região amazônica.
Segundo levantamento da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), a expectativa com o resgate do voo na gestão do governador Wilson Lima é de um acréscimo de 15% no fluxo de turistas internacionais, facilitando o deslocamento de estrangeiros para o Amazonas.
“Hoje o mercado europeu é o segundo maior mercado que temos. Com esse voo, esperamos atingir um acréscimo de mais de 15% dos turistas estrangeiros aqui no Amazonas, não somente europeus” afirmou o presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro.
Detalhes do voo
O voo terá capacidade para 154 passageiros e duração de 11 horas e 45 minutos, com uma escala em Belém (PA) respeitando o fuso horário de Portugal. A rota Manaus-Lisboa vai operar três vezes por semana: às segundas, quartas e sextas-feiras.
Em setembro, a Amazonastur realizou um treinamento online sobre os principais atrativos turísticos do Amazonas para cerca de mil agentes de turismo europeus. Disponibilizado em seis idiomas, o treinamento tem como objetivo incentivar a chegada de turistas ao estado. A ação foi realizada em parceria com a Embratur, TAP e Agência Brasileira de Agências de Viagens (Abav).
Expansão da malha aérea
Desde 2019, o governo do Amazonas ampliou a malha aérea com novas rotas internacionais a partir da capital. Além disso, incentiva a expansão da malha aérea oferecendo benefícios para reduzir a carga tributária sobre o combustível da aviação. Atualmente, Manaus possui conexões diretas para Miami e Fort Lauderdale, na Flórida, Estados Unidos, operadas pelas companhias Gol e Azul.
Outro destino internacional é o Panamá, com voos desde 2021 pela Copa Airlines. Na América do Sul, Manaus oferece voos diretos para Bogotá, na Colômbia, operados pela Avianca, e Puerto de Ordaz, na Venezuela, operados pela Conviasa, ambos em operação desde 2023. A partir de 2025, o estado contará com um novo voo direto para Santo Domingo, na República Dominicana, pela companhia aérea Arajet.
Os novos investimentos de empresas aéreas no Amazonas são viabilizados pela política de incentivos fiscais do Governo Wilson Lima, instituída pela Lei nº 6.271/23, em vigor desde julho do ano passado. Pela política de incentivo, empresas aéreas que operam no estado têm redução de 3% a 7% na alíquota do ICMS sobre combustíveis de aviação, beneficiando companhias de transporte de passageiros, cargas e fretamento de táxi aéreo.