A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), realizou, nesta quarta-feira (06/11), a devolução de 17 motocicletas furtadas ou roubadas aos seus respectivos proprietários. Os veículos foram recuperados durante uma operação realizada em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), no dia 29 de outubro. As motocicletas apresentavam sinais de adulteração, como motores, chassis e placas trocados ou clonados.
Conforme o delegado Rodrigo Barreto, titular da DERFV, até o momento, 65 motos foram recuperadas desde que a DERFV iniciou a operação, no ano passado. Todas as motocicletas têm adulterações fruto de roubo e furto.
“Das 17 motocicletas devolvidas na data de hoje, 16 foram furtadas em Manaus e uma em Manacapuru, e todas estavam em Manacapuru. Grande parte das motocicletas são encontradas com pessoas que as adquiriram com estelionatários, por meio de plataformas de compra e venda”, falou o delegado.
Segundo o delegado, os estelionatários fazem parte de um grupo que atua há um certo tempo, se dividindo entre os que furtam e roubam e aqueles que criam perfis falsos nas redes sociais para anunciar os veículos.
“É preciso, também, alertar a população para que procurem sempre comprar os veículos em lojas oficiais ou dos próprios donos dos veículos, para evitar problemas futuros, e evitem comprar em plataformas cuja a procedência não é confiável”, destacou o delegado.