Os primeiros 55 integrantes da delegação amazonense que representará o estado nos Jogos da Juventude 2024 embarcaram, na madrugada desta terça-feira (12/11), para João Pessoa (PB), sede desta edição da competição nacional. No total, serão 149 atletas amazonenses, que disputarão 16 das 18 modalidades disponíveis no campeonato.
Organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), os Jogos da Juventude reúnem, nesta edição, mais de seis mil atletas de todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal. Disputada entre os dias 13 e 28 de novembro, a competição, que é uma das principais a nível escolar em todo o Brasil, já foi palco de alguns atletas olímpicos, como Rosamaria, do voleibol, Paulo André, do atletismo, Hugo Calderano, do tênis de mesa e Sarah Menezes, do judô.
As credenciais que dispõem os Jogos da Juventude representam um momento de muita alegria, mas também de nervosismo para Luiz Lima, aluno da Escola Estadual (EE) Paula Ângela Fransinetti. Na modalidade do judô, o atleta de 15 anos participa pela primeira vez de competições escolares a nível nacional.
“Comecei a praticar judô com oito anos, e nunca mais parei. Por descuido, perdi a possibilidade de participar de outras competições nacionais. Hoje, estou há um ano treinando diariamente em dois períodos. Me sinto muito preparado, quero voltar para Manaus com uma medalha”, ressaltou o judoca.
Já para a atleta Luane Teixeira, 15, o cenário é diferente. Essa é a quarta participação da aluna da EE Tiradentes em competições escolares a nível nacional. No currículo, Luane já garantiu medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) e também na última edição dos Jogos da Juventude, e quer repetir a dose.
“Quando estou treinando, me sinto em paz. É quando me desconecto de qualquer problema. O tênis de mesa está na minha vida desde muito criança, e quero continuar evoluindo. Quero representar o Amazonas em competições ainda maiores, e começo aqui a trilhar esse caminho”, destacou Luane.
Meta à vista
Em 2023, o Amazonas encerrou os Jogos da Juventude na 12ª posição no quadro de qualificação dos estados, a melhor posição de um estado da região Norte do país e a melhor participação da história do Amazonas na competição. Foram 16 medalhas conquistadas no total, nas modalidades do atletismo, wrestling, judô, natação, taekwondo e voleibol.
De acordo com o chefe da delegação amazonense, o professor Mike Moraes, o objetivo é superar, tanto o número de medalhas conquistadas, quanto às modalidades vencedoras.
“Estamos no primeiro momento dos Jogos, onde há muita ansiedade, olhares curiosos, é a primeira vez de muitos aqui. Mas nossa expectativa é aumentar o nível. Chegar mais longe, fazer melhor do que no ano passado. Estamos alinhados com técnicos e atletas para cumprirmos esse objetivo”, finalizou Mike.
O Amazonas estreia na competição nesta quarta-feira (13/11), na modalidade do ciclismo. O primeiro bloco de competições é formado também pelas disputas no judô, tênis de mesa, ginástica rítmica, badminton e tiro ao arco. O segundo grupo de atletas amazonenses chega à João Pessoa no próximo dia 17 de novembro. Serão 4 blocos de competição a serem disputados até o próximo dia 28 de novembro.