Durante a Conferência de Engenharia de Petróleo e Gás, a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) apresentou as mais recentes inovações tecnológicas aplicadas ao processo de distribuição de gás natural (GN). Evento inédito, a Conferência é uma realização do departamento de Engenharia de Petróleo e Gás da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e encerra nesta quinta-feira (14/11).
Contando com a presença de graduandos, professores da área e inúmeros convidados, a Conferência visa promover a troca de conhecimento e experiências. Ainda proporcionou o debate de temas importantes para o futuro do setor.
Ao longo de sua participação, a Cigás ratificou a importância de aplicações tecnológicas para o aperfeiçoamento dos processos de distribuição do gás natural, tendo papel crucial na sustentabilidade, pois viabiliza o desenvolvimento de soluções que promovem o uso mais consciente de recursos.
A equipe de Operações da Companhia explicou as funcionalidades dos softwares utilizados no processo executado pelo Centro de Controle Operacional (CCO), responsável pelo monitoramento permanente da rede de distribuição de gás natural (RDGN). Um deles, é usado para supervisão e controle de processos nas estações de medição e regulagem de pressão (EMRP) localizadas ao longo da RDGN. Dessa maneira, é possível realizar o monitoramento em tempo real das variáveis de processo e com isso, garantir o fornecimento contínuo do combustível de forma confiável e segura aos usuários.
O outro é um historiador para armazenamento perpétuo das variáveis, o que permite aconsulta e análise precisa das variáveis de processo inerentes ao fornecimento de gás natural, com alto nível de precisão. Adicionalmente, o CCO dispõe de um sistema que busca automatizar a emissão de relatórios com as informações das EMRP’s dos usuários.
Integridade dos ativos
Os representantes da Companhia enfatizaram as soluções tecnológicas aplicadas à garantia da integridade dos ativos. Para isso, tem-se um sistema avançado de georreferenciamento do sistema de gasodutos capaz de proporcionar análise geoespacial e compartilhar dados com detalhamento construtivo, auxiliando dessa forma a gestão de recursos e tomadas de decisão em caso de emergências. Houve ainda a apresentação do aplicativo para identificação proativa de interrupções nas estações de gás natural das unidades consumidoras (UC’s), o qual permite análise precisa das variáveis de pressão e volume para avaliação de funcionamento, além de favorecer o agendamento preditivo de manutenções.
Os participantes do evento puderam conhecer também o analisador portátil de detecção de vazamentos de gás natural, adquirido recentemente pela Companhia. Com tecnologia a laser, o analisador portátil possui alta sensibilidade, por esse motivo, é capaz de constatar emissões fugitivas, sendo utilizado em inspeções periódicas em toda a extensão da rede de distribuição de gás natural. E ainda o sistema de proteção catódica, adotado pela concessionária, que previne a corrosão dos gasodutos enterrados, contribuindo para evitar possíveis vazamentos.
Coordenadora da Conferência, a professora do curso de Engenharia de Petroleo e Gás da Ufam, Suelen Marques, enfatizou que as fronteiras da univesidade não se limitam apenas à teoria, precisam ir para a prática, e essa interação de empresas com os estudantes, como a que ocorreu com os colaboradores da Cigás, é fundamental para que os alunos consigam entender a dinâmica que funciona além da sala de aula.
O gerente de Operações da Companhia, Ricardo Ciraulo, avaliou como extremamente relevante a participação da Cigás no evento, destacando que o quadro profissional da Companhia advém das universidades locais e por isso, é de suma importância levar para esse público informações sobre o serviço prestado pela concessionária, os benefícios do gás natural e os segmentos atingidos, tendo como retorno, cada vez mais, profissionais de alto nível e com perfil inovador, fazendo parte do quadro da Cigás.
Sobre a Cigás
Concessionária dos serviços públicos de distribuição e comercialização de gás natural, a Cigás possui atualmente mais de 22 mil unidades consumidoras dos segmentos termelétrico, industrial, veicular, comercial, residencial e autogeração/liquefação. A rede de distribuição de gás natural possui 308 quilômetros e já se estende por mais de 30 bairros de Manaus. A Companhia também fornece gás natural para termelétricas que geram energia elétrica para os municípios de Anamã, Anori, Caapiranga, Coari e Codajás.