Nesta segunda-feira (18/11), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realiza o 1º Workshop de Pesquisa e Inovação da instituição. O evento celebra o Dia Estadual do Pesquisador Científico, instituído pelo Projeto de Lei nº 145/2024, com uma programação voltada ao reconhecimento e fortalecimento da pesquisa científica no Amazonas.
O workshop destaca o papel estratégico da ciência na melhoria da Saúde Pública e na qualidade de vida da população, reunindo pesquisadores internos da FVS-RCP e parceiros da instituição para palestras, homenagens e oficina.
Durante a abertura, a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressaltou o compromisso da instituição com a pesquisa. “Este evento reflete o nosso reconhecimento da pesquisa como alicerce da vigilância em saúde e do papel essencial dos pesquisadores em transformar desafios em soluções inovadoras. Hoje, celebramos as mentes que constroem o futuro da saúde pública no Amazonas”, afirmou.
Já a diretora de Ensino, Pesquisa e Inovação da FVS-RCP, Luciana Fé, destacou a importância da troca de conhecimentos. “Promover a inovação e a pesquisa é investir na saúde do nosso estado. Este workshop é um espaço para valorizar não apenas os resultados, mas também o esforço colaborativo entre pesquisadores que constroem pontes para o desenvolvimento científico”, disse.
A programação incluiu a palestra magna do pesquisador e médico Bernardino Albuquerque, intitulada “O Contexto da Pesquisa Científica no Âmbito da FVS-RCP”.
“A pesquisa está diretamente relacionada com as atividades da Fundação de Vigilância no que diz respeito à questão de esclarecer problemas, de melhorar a performance e oferecer, à área de gestão do Estado, informações úteis para que se possa combater doenças e mitigar os impactos”, disse Bernardino.
Além disso, houve a exibição de um vídeo em homenagem aos pesquisadores da instituição e foram realizadas entregas de menções honrosas aos pesquisadores internos e parceiros que contribuem significativamente para a ciência no Amazonas.
O evento também contou com uma roda de conversa mediada por Luciana Fé, com o tema “Fala Vigilância! Perspectivas em Pesquisas e Inovação na Amazônia”, promovendo um diálogo enriquecedor sobre os desafios e avanços na área.
O workshop seguiu com uma oficina e espaço para networking de pesquisadores indicados, realizada no período vespertino no Casarão da Inovação Cassina, em Manaus.
Entre os pesquisadores parceiros à FVS-RCP foram mencionados os membros do Comitê Externo de Apoio Científico, de acordo com a Portaria Nº 83 de 2023 da FVS-RCP, de 14 de julho de 2023. Os pesquisadores também são membros do Comitê Institucional de Pesquisa, de acordo com a Portaria Nº 49 da FVS-RCP, de 21 de março de 2022, sobre a contribuição nas avaliações dos projetos do Programa de Apoio à Iniciação Científica.
As instituições citadas com a colaboração científica no Amazonas incluem: Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Instituto Leônidas & Maria Deane da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Amazônia), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio do Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Oeste (HPSC ZONA OESTE); Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
De outros estados brasileiros, a FVS-RCP dispõe de parcerias com pesquisadores do Instituto Gonçalo Moniz da Fundação Oswaldo Cruz na Bahia (Fiocruz-BA), Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro (Fiocruz-RJ), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA), Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade de São Paulo (USP).