Nesta terça-feira (19/11), a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) realizou o 3º Workshop de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de Produtos para o Envelhecimento Saudável a Base da Biodiversidade Amazônica. O evento ocorreu na sede da fundação, localizada na avenida Brasil, bairro Santo Antônio, zona oeste de Manaus.
Organizado pelo Centro de Pesquisa, Ensino e Desenvolvimento Tecnológico (Gerontec), vinculado à pró-reitoria de Pesquisa da FUnATI, o evento teve como objetivo promover o compartilhamento de conhecimentos científicos, tecnológicos e inovadores, que visa explorar o potencial da biodiversidade amazônica como fonte de inspiração e desenvolvimento de produtos e soluções que contribuam para um envelhecimento saudável com qualidade de vida.
O workshop contou com a presença de profissionais do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
“Reunimos especialistas que fazem pesquisas científicas há muitos anos usando frutos e ervas amazônicas para avaliar como a gente pode usar isso no futuro para valorizar e ampliar a vida das pessoas que nasceram na Amazônia”, destacou o reitor da FUnATI, Euler Ribeiro.
Programação
A programação iniciou com a palestra “Propriedades antioxidantes de frutos da Amazônia”, pelo pesquisador José Guilherme Maia, do Inpa, com mediação do reitor Euler Ribeiro.
Em seguida, houve a palestra “Modelo de cuidado”, com o pesquisador Renato Veras, da UERJ, tendo como mediadores, a especialista Cristiana Maranguello e Ivo Emílio da Cruz, ambos da FUnATI.