A 18ª edição do Governo Presente, neste sábado (23/11), levou para a zona Sul de Manaus os serviços da Secretaria de Estado de Educação, como atendimento das comissões e ainda o agendamento para o Provão Eletrônico. Durante o evento, o governador Wilson Lima, e a secretária de educação, Arlete Mendonça entregaram, também, o certificado de conclusão do Ensino Médio ao aluno Bruno Malliza.
Desde a primeira edição do Governo Presente, mais de 250 agendamentos para o Provão Eletrônico já foram realizados. E foi por meio do provão, que Bruno, aos 31 anos, concluiu seus estudos e agora dará um novo passo: o ingresso no ensino superior.
“Eu vou fazer faculdade, já me matriculei no curso de Direito. O provão me ajudou muito, foram muitos anos perdidos e vou poder recuperar. Agora consigo realizar meu sonho”, comemorou o aluno.
A entrega do certificado marca o encerramento de um ciclo para o aluno que, após ter os estudos interrompidos por mais de dez anos, está apto para cursar o ensino superior. Bruno explicou que, graças ao auxílio da Secretaria de Educação, a realização das provas foi fácil e todo o processo ocorreu de maneira célebre.
De acordo com a secretária de Educação, Arlete Mendonça, essa é mais uma prova do compromisso da Secretaria de Educação com a realização dos sonhos de seus estudantes.
“É por isso que a Secretaria de Educação e o Governo do Amazonas cuidam e dão uma atenção especial a essas pessoas. Nos preocupamos em proporcionar essa oportunidade àqueles que, por ventura, não conseguiram concluir seus estudos. Aqui nós temos a solução”, ressaltou a secretária.
Durante o Governo Presente neste sábado, no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Bilíngue Gilberto Mestrinho, no bairro Educandos, a Secretaria de Educação também realizou novas inscrições para os interessados em realizar o Provão Eletrônico. Além disso, também integraram os serviços prestados ao público presente o atendimento da Comissão Permanente de Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual (Ceams), da Coordenação de Atenção à Saúde Psicossocial (Casp) e do canal “Seduc Atende”. Em todas as edições do Governo Presente, já foram realizados mais de dois mil
Provão eletrônico
O provão eletrônico é um programa que visa oferecer aos jovens e adultos a regularização funcional e/ou escolar, a fim de proporcionar-lhes uma melhor qualidade de vida.
O objetivo é implantar a Prova Supletiva Eletrônica em nível de Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Ensino Médio para jovens, adultos e idosos que, por algum motivo, não tiveram acesso à escolarização na idade adequada.
De acordo com a Gerência de Atendimento Educacional Específico e da Diversidade (Gaeed), da Secretaria de Educação, Kátia Menezes, mais de 2 mil certificados foram emitidos e entregues em 2024 a partir do Provão Eletrônico.