As oportunidades disponíveis em diversas áreas e serviços nas ações do Governo Presente têm sido a principal marca na vida da população. Durante a 18ª edição, realizada, no sábado (23/11), no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Bilíngue Gilberto Mestrinho, localizado na zona sul de Manaus, os moradores da região destacaram a importância dos benefícios trazidos em suas vidas por meios de serviços oferecidos por 46 secretarias e órgãos estaduais.
Com atuação no ramo de estética e beleza, a empreendedora Rebeca Miranda, 23, recebeu o financiamento do programa Crédito Rosa, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) para impulsionar o desenvolvimento econômico de mulheres. “Estou muito feliz por conseguir. Neste mês de novembro e dezembro dá muita gente no salão; vou poder arrumar o estoque, e passar a investir”.
Na área do setor primário, o produtor rural Adalberto Mendes, 58, recebeu o Cartão do Produtor Primário () do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam). O benefício vai garantir regularização e melhorias em seu trabalho.
“Eu tenho que comprar materiais para minha granja, e só pode comprar com esse documento. Às vezes eu estava comprando com um preço mais caro, mas agora com minha carteira vou poder comprar diretamente da fábrica”, detalhou Adalberto Mendes.
Com o apoio do programa Crédito Solidário do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), a autônoma Lúcia Helena, 43, conseguiu financiamento para a aquisição de materiais para a produção de fardamentos escolares. “Faz tempo que trabalho com confecções e fardamentos para as escolas. E esse apoio vai ajudar muito porque vai começar o ano letivo ano que vem. E é importante esse financiamento porque ajuda a comprar material”, destacou.
O Crédito Solidário é voltado para pessoas em situação de exclusão social no contexto econômico produtivo, propondo a melhoria da qualidade de vida com a inserção no mercado de trabalho visando a autossustentabilidade.
Integração
O programa Governo Presente é coordenado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), com o apoio da Unidade de Gestão Integrada (UGI), da Casa Civil e da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), e reúne serviços de 46 secretarias e órgãos estaduais.
“Estamos muito felizes com o resultado porque o Governo Presente traz cidadania e dignidade para as famílias, e oportunidade de tirar a sua carteira de identidade, de fazer um atendimento médico; são muitos serviços que o Governo Presente proporciona”, disse a secretária executiva da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Daniella Jaime.