A Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) realizou, entre os dias 27 e 29 de novembro, uma visita técnica aos municípios da região metropolitana de Manaus – Autazes, Nova Olinda do Norte e Manaquiri. A iniciativa teve como objetivo alinhar estratégias operacionais, fiscalizar os sistemas de abastecimento e planejar melhorias para 2025, reforçando o compromisso com a universalização do saneamento básico e a promoção da saúde pública.
Durante a visita, a diretoria executiva, liderada pelo diretor-presidente Denison Gama, acompanhada pelo diretor administrativo e financeiro Marcus Pelodan e por equipes da Auditoria Interna e Gerência Comercial, realizou reuniões com as equipes operacionais, inspeções técnicas e acompanhou obras em andamento. Em Manaquiri, a construção de um novo poço tubular está em execução por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Sinésio Campos, garantindo maior capacidade de captação e segurança hídrica para a população, onde cerca de 200 famílias serão beneficiadas com água potável.
Em Nova Olinda do Norte, as obras de melhoria e reforço na rede de distribuição estão em fase avançada, otimizando a eficiência do sistema de abastecimento no município. Já em Autazes, o destaque foi a reforma da casa de química que está em andamento, e, que modernizará o tratamento de água, assegurando maior qualidade no fornecimento.
Denison Gama ressaltou o impacto positivo dessas iniciativas para a saúde pública e a qualidade de vida das populações atendidas, reforçando o papel da Cosama na universalização do acesso à água tratada.
“Estamos visitando nossas agências para prestar contas do trabalho realizado e acompanhar de perto obras essenciais, como o poço em Manaquiri, a reforma da casa de química que está em execução em Autazes, e as melhorias na rede de Nova Olinda do Norte. Essas ações refletem nosso compromisso com a saúde da população e com a responsabilidade socioambiental da Cosama, destacou Gama.
O diretor-presidente ainda salientou a atenção e sensibilidade do governador Wilson Lima sobre as questões do saneamento e saúde pública, e o incentivo à Companhia para continuar o trabalho e o compromisso em garantir que cada vez mais famílias tenham acesso à água potável de forma contínua e eficiente.
A gerente técnica Andreia Giovana, responsável pela operação em Autazes, destacou o trabalho da equipe durante a estiagem de 2024 e a importância das melhorias em curso.
“Mesmo com os desafios impostos pela estiagem, conseguimos manter o abastecimento de água. As obras em andamento nos permitem modernizar nossos processos, além do apoio técnico durante as ações da ajuda humanitária promovida pelo governo do estado”, afirmou Andreia.
A gerente ainda ressaltou a importância da visita técnica da diretoria para dar continuidade aos trabalhos, além de mostrar a preocupação da Cosama em fornecer um serviço de qualidade aos seus clientes.
Avanços no saneamento e saúde pública
Com foco na universalização do saneamento, a Cosama, órgão vinculado a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), segue fortalecendo parcerias, investindo em infraestrutura e ampliando a rede de distribuição. Entre as prioridades para 2025 estão a conclusão das obras de infraestrutura nos municípios atendidos e a modernização dos sistemas de abastecimento.
A visita técnica também foi uma oportunidade para valorizar o trabalho dos colaboradores da Cosama, que, mesmo diante de adversidades, mantêm o compromisso de levar água de qualidade aos municípios do interior.
Com essas ações, a Cosama reafirma seu papel de liderança na transformação do saneamento no Amazonas, promovendo dignidade, saúde e qualidade de vida para a população e consolidando um futuro mais justo e sustentável.