Palmares e Casa de Rui Barbosa firmam parceria histórica para ações conjuntas

Cooperação entre as duas entidades fortalece ações voltadas à cultura negra e herança africana no Brasil

Na quinta-feira (20), a Fundação Cultural Palmares (FCP) e a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), entidades vinculadas ao Ministério da Cultura (MinC), se uniram em um gesto simbólico e estratégico, e assinaram um memorando de entendimento selando uma parceria histórica, no Rio de Janeiro. A colaboração estratégica entre as fundações busca o fortalecimento e a promoção de pesquisas, ações e políticas de valorização da cultura negra brasileira.

O acordo sela uma agenda conjunta de trabalho, já em andamento, com o objetivo de fomentar pesquisas, promover o intercâmbio cultural, realizar ações formativas, produzir conhecimento e difundir acervos ligados às culturas de matriz africana. A colaboração inclui ainda exposições, conferências, oficinas, workshops e o compartilhamento de arquivos e conteúdos entre as instituições. O memorando tem vigência de cinco anos, com possibilidade de renovação por igual período.

Para o presidente da Fundação Palmares, João Jorge Rodrigues, a parceria abre caminhos para recontar a história brasileira a partir das vozes que por muito tempo foram silenciadas. “A maioria de nós que foi à universidade, ou os que chegaram à universidade, não conseguiu capturar a África universitária. Ela é distante, ela é longe. E, muitas vezes, não nos reconhece como produtores de conhecimento. É preciso valorizar a oralidade, escrever, publicar. A literatura, a música e as artes negras precisam chegar ao povo”, afirmou.

Alexandre Santini, presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, destacou o papel da cooperação entre as duas casas no processo de democratização do acesso à memória e à informação: “A sociedade brasileira precisa conhecer os fatos históricos e as personalidades que compõem a memória democrática do país. E mais: precisamos garantir espaços que preservem esses acervos com dignidade.”

Importante para a história afro-brasileira, a Casa de Rui Barbosa possui um dos maiores acervos documentais do Brasil. A Fundação tem o propósito de preservar e difundir a memória de Rui Barbosa, que foi um dos principais nomes do Movimento Abolicionista e formuladores da República. Dentre os acervos da FCRB, é possível encontrar documentos que confirmam o seu envolvimento com o fim da escravidão.

João Jorge reforça que a união entre as instituições tem um potencial transformador: “Essa parceria é promissora porque nos permite difundir nossos acervos e fortalecer ações voltadas à cultura popular. Nossas histórias precisam alcançar os jovens, atravessar as redes, entrar nas escolas, nos lares. É assim que se constrói identidade e pertencimento”.

O compromisso firmado entre Palmares e Casa de Rui Barbosa é um chamado coletivo para cuidar da herança africana no Brasil — não como passado, mas como força viva que pulsa no presente e aponta caminhos para o futuro.


Descubra mais sobre Portal Arrasta pra Cima

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

By Portal Arrasta pra cima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts