UFRGS e MinC divulgam resultado final do edital Territórios da Escrita

Após o fim da primeira turma, o curso online será liberado para todos candidatos que participaram do processo seletivo

O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Formação, Livro e Leitura (Sefli), e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) divulgam, nesta terça-feira (25), o resultado final do Programa Territórios da Escrita. É o primeiro curso público, online e gratuito de formação básica em escrita literária para formar novos escritores pelo país, bem como promover a diversidade de publicações editoriais.

Uma novidade importante é que, após o fim dessa primeira turma, que se inicia em abril, o curso online será liberado para todos os candidatos que participaram do processo seletivo – mais uma forma de democratização da formação.

Acesse aqui a página do edital para conferir o resultado final. 

Próximos passos

Para os selecionados no edital, a coordenação do curso informa que as matrículas estão abertas entre os dias 25 e 31 de março. E as aulas online têm início no dia 1º de abril. A instituição formalizará o contato por e-mail para novas orientações.

Para os que não foram aprovados agora, além da oportunidade de acessar as aulas online a posteriori, a coordenação do curso irá enviar um boletim de desempenho para cada um, além das justificativas do indeferimento.

Territórios da Escrita

O objetivo principal do projeto é dar acesso a ferramentas básicas da escrita, o que é fundamental para impulsionar as capacidades criativas e expressivas de quem quer ou já escreve. O Programa Territórios da Escrita beneficia mil participantes de todo o Brasil nessa primeira turma, universitários ou não, interessados em aprimorar suas habilidades de escrita. Com um corpo docente de referência, as aulas online cobrem sete trilhas literárias: poesia, crônica, conto, dramaturgia, literatura infantil, literatura juvenil e narrativa longa.

Ações afirmativas

O processo seletivo incluiu ações afirmativas para garantir maior inclusão:

25% das vagas são destinadas a negros (pretos e pardos);

10% a indígenas;

e 5% a pessoas com deficiência.

Além disso, houve uma desconcentração regional, com pontuação adicional para candidatos das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

Na segunda etapa do programa, serão selecionados os 100 melhores cursistas, que receberão bolsas de R$ 2 mil mensais, durante seis meses, para desenvolverem suas próprias obras literárias.


Descubra mais sobre Portal Arrasta pra Cima

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

By Portal Arrasta pra cima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts