BRICS: Ministério das Cidades participa da primeira reunião do Grupo de Trabalho de Transportes

Políticas de mobilidade urbana sustentável nortearam as discussões da reunião

Brasília (DF) – O Grupo de Trabalho de Transportes do BRICS iniciou suas atividades nesta quinta-feira (27), em Brasília. O Ministério das Cidades compõe a delegação brasileira ao lado dos ministérios dos Transportes, ponto focal das discussões, e dos Portos e Aeroportos. Esta é a primeira reunião do GT de Transportes em 2025.

Na sede do BRICS na capital federal, o secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Denis Andia, foi responsável por liderar uma das reuniões técnicas do dia, focada em políticas públicas de mobilidade urbana sustentável. O encontro contou com autoridades da China, Etiópia, Índia, Indonésia, Rússia, África do Sul e Emirados Árabes Unidos.

“Foi uma reunião importante e produtiva. Percebemos que os países do bloco trilham caminhos semelhantes nas necessidades que temos no Brasil, o que proporciona uma convergência dos nossos esforços. Há um consenso pela busca da descarbonização das frotas de ônibus, da sustentabilidade e da qualificação do transporte”, avaliou Andia.

Entre os objetivos da reunião, apoiar a renovação da frota de ônibus de cada país e estimular a criação de estratégias nacionais para expandir redes de transporte de média e alta capacidade se destacaram. Assim, é possível caminhar em direção a uma maior sustentabilidade da infraestrutura de transporte e promover o desenvolvimento urbano sustentável orientado à mobilidade.

“Ao estar em contato com os demais países do BRICS, a gente sente a importância do trabalho que tem sido feito. Os investimentos disponibilizados para mobilidade na seleção deste ano do Novo PAC, por exemplo, servem como referência para outras realidades em todo o mundo”, afirmou Andia.

“Esse é o espírito do trabalho do bloco, aprendermos com a experiência do outro. No final das contas, o nosso objetivo é melhorar a vida das pessoas por meio de um deslocamento mais confortável e eficiente”, concluiu o secretário.


Descubra mais sobre Portal Arrasta pra Cima

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

By Portal Arrasta pra cima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts