Na manhã desta terça-feira (08/04), o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-AM) promoveram uma ação conjunta de fiscalização de veículos que utilizam o Gás Natural Veicular (GNV). A ação de fiscalização ocorreu na avenida Rodrigo Otávio, bairro Distrito Industrial I, zona sul da capital.
A operação teve como objetivo verificar a regularização dos veículos com GNV, e a correta armazenagem do combustível para a garantia da segurança viária, além de orientar os condutores. De acordo com Luiz Lima, agente de trânsito do Detran-AM, dentre as principais irregularidades estava o mau estado de conservação do kit gás e também o kit gás clandestino.
Ainda durante a fiscalização, houve a remoção de quatro veículos utilizando o kit gás clandestinos, ou seja, sem autorização do Detran-AM e do Ipem-AM. No local da operação, também foram sanados quatro licenciamentos irregulares.
“O Ipem-AM, por meio do Governo do Estado, está orientando, acompanhando e monitorando de forma integral todo esse sistema de uso do GNV, e levando à população essa segurança de usar e adquirir todo esse sistema. É o Detran-AM e o Ipem fazendo com que a população tenha a segurança necessária”, destaca o diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho.
O taxista Elton Fernandes, 53, abordado durante a operação, afirma que usar o GNV de maneira correta traz como principal benefício a maior segurança ao condutor e passageiros, além de beneficiar o meio ambiente com a opção alternativa de combustível.
“A fiscalização está sendo boa também porque muitos não estão regularizados. Isso é bom, porque os outros vão procurar também fazer essa regularização e andar em segurança”, pontua Elton Fernandes.
Descubra mais sobre Portal Arrasta pra Cima
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.