No maior evento mundial de radiodifusão, Ministério das Comunicações visita gigantes de tecnologia e telecomunicações

Objetivo da agenda do dia foi conferir inovações que possam ser usadas e replicadas no Brasil

O secretário de Comunicação Social Eletrônica do Ministério das Comunicações, Wilson Diniz Wellisch, visitou nesta segunda-feira (7), em Las Vegas, estandes de algumas das principais empresas que são referência em tecnologia e telecomunicações no mundo. Wilson está nos Estados Unidos participando do NAB Show – o maior evento de radiodifusão do planeta.

Após participar da abertura oficial da feira e visitar o estande do Fórum SBTVD/ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), Wilson fez uma visita guiada pelos estandes das empresas V-NOVA (multinacional de propriedade intelectual e tecnologia sediada em Londres), Fraunhofer (organização de pesquisa alemã que atua em diversos campos da ciência aplicada, como energia, saúde, mobilidade e tecnologias ambientais), Harmonic (líder mundial em soluções de vídeo delivery), ENENSYS Technologies (referência global no desenvolvimento de tecnologias para broadcast e telecomunicações) e R&S (um dos principais fabricantes de equipamentos eletroeletrônicos do mundo).

“Pudemos conferir, aqui, muitas inovações que podem ser usadas e replicadas no Brasil. Foi um dia extremamente produtivo, com excelentes interações e troca de informações”, afirmou o secretário.

Ainda na segunda-feira, Wilson prestigiou a inauguração do estande da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT). Participaram do ato representantes de emissoras, membros de associações estaduais do setor de radiodifusão, parlamentares e integrantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A cerimônia foi realizada logo após a abertura oficial da feira e antecedeu a visita guiada às empresas.

O estande da ABERT conta com estúdio dedicado a gravações e espaços para encontros e reuniões, tendo sido viabilizado na feira em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que atua promovendo investimentos estrangeiros no Brasil.

No local, Wilson concedeu uma entrevista à ABERT e celebrou o fato de o país contar com a maior delegação estrangeira da feira, atrás apenas dos Estados Unidos. “São mais de 300 pessoas do Brasil que vieram para cá acompanhar as inovações e as tendências. Isso mostra a força da radiodifusão brasileira”, afirmou Wilson.

Ele também falou, na entrevista, sobre a TV 3.0 — a nova geração de transmissão de TV digital no Brasil, que vai revolucionar a forma como o brasileiro assiste à TV aberta. “Falta apenas a publicação do decreto que vai regulamentar a TV 3.0. Foi um longo e intenso trabalho para escolher a tecnologia que teve a melhor performance nos testes. Recebemos essa indicação do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD) e a encaminhamos ao presidente Lula”, disse Wilson.

Desde dezembro de 2023 até maio de 2024, o Fórum SBTVD conduziu testes de campo com duas tecnologias candidatas para a camada física. Após uma avaliação minuciosa, que considerou todos os dados coletados desde o início do projeto, em 2020, os Módulos Técnico, de Mercado e de Propriedade Intelectual do Fórum, em conjunto com o conselho deliberativo da entidade, decidiram, por unanimidade, recomendar a tecnologia ATSC 3.0 — decisão que foi acatada pelo Ministério das Comunicações e, posteriormente, encaminhada à Casa Civil da Presidência.

O Fórum SBTVD é uma organização sem fins lucrativos que trabalha para desenvolver a TV digital no Brasil. A entidade foi criada em 2006, por meio de decreto presidencial, e reúne representantes de empresas e organizações ligadas à radiodifusão.

NAB Show

O NAB Show reúne, anualmente, as principais novidades tecnológicas do setor, com a presença de empresas e produtores de mais de 160 países. A programação segue até a próxima quarta-feira (9).

TV 3.0

A TV 3.0 é um novo padrão que promete revolucionar a TV aberta, integrando totalmente os canais à internet. Não haverá mais canais numéricos, mas apenas aplicativos nos aparelhos. A migração será gradativa, com início nas grandes capitais.

A navegação será mais interativa e inovadora, feita exclusivamente por aplicativos, substituindo o sistema tradicional por números. Isso permitirá que os canais ofereçam, além do conteúdo transmitido ao vivo, opções sob demanda — como séries, jogos ou programas diversos.

A qualidade da imagem será, no mínimo, quadruplicada. O padrão atual, com TV digital em Full HD, passará para 4K ou até 8K. Haverá mais informações por espaço, o que aprimora cor, nitidez e contraste, com o uso de tecnologias como HDR (High Dynamic Range). Com som imersivo, o telespectador terá a sensação de estar dentro do ambiente exibido na tela.

Programação

Em Las Vegas, Wilson está acompanhado do diretor do Departamento de Inovação, Regulamentação e Fiscalização da Secretaria de Comunicação Social Eletrônica (Secoe), do Ministério das Comunicações, Tawfic Awwad Junior.

Na noite de segunda-feira, o secretário se encontrou ainda com representantes da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (ABRATEL). No domingo (6), Wilson participou da apresentação dos primeiros protótipos da antena e do conversor da TV 3.0. A programação do NAB Show segue até esta quarta-feira (9).


Descubra mais sobre Portal Arrasta pra Cima

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

By Portal Arrasta pra cima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts