Com foco no fortalecimento do turismo no interior e promoção de práticas sustentáveis, o Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), realizou no fim de semana (12 e 13/04), o Workshop Turismo Sustentável em Barcelos (distante 399 quilômetros de Manaus) e lançou o chatbot Amazonas To Go. O município é o 18° a receber a ferramenta de informações turísticas e registra o maior número de cadastros durante o lançamento até agora, alcançando mais de 50 empreendedores.
O evento faz parte de um pacote de iniciativas do governo Wilson Lima para impulsionar o setor turístico no interior do estado e reuniu cerca de 100 participantes, entre guias de turismo, artesãos, empresários, hoteleiros, operadores de pesca esportiva e agentes de viagem.
Durante o workshop, foram realizadas palestras e orientações sobre a importância da regularização junto ao Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), acesso ao financiamento do programa +Crédito Amazonas Turismo, oportunidades e estratégias de expansão do mercado da pesca esportiva e sugestões para a revitalização da Praça Turística da Orla, além do lançamento da ferramenta tecnológica Amazonas To Go.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) também participou da programação, ministrando uma palestra com o tema “Turismo de Experiência: criando conexões autênticas”.
Para o presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, a ação sinaliza um momento de crescimento e de tornar o turismo mais forte em Barcelos. “Tivemos boa participação no workshop com a presença de profissionais do setor, estudantes, representantes do poder público e da iniciativa privada, o que demonstra o grande interesse da população nas ações que a nossa equipe está desenvolvendo. Foi uma oportunidade para reforçar que Barcelos está no caminho certo e continuará crescendo com foco em um turismo cada vez mais sustentável, estruturado e fortalecido”, ressaltou o gestor.
Novo recorde
Barcelos tornou-se o 18º município a receber o Amazonas To Go, ferramenta de informações turísticas, onde a equipe da Amazonastur registrou o maior número de cadastros durante uma única ação, com 55 prestadores de serviços turísticos inseridos à ferramenta.
O sistema é simples e rápido, funciona por meio de um chatbot de mensagens instantâneas via WhatsApp, que fornece informações sobre hospedagens, restaurantes, guias credenciados e passeios, garantindo mais segurança para todos.
”Nós recebemos muitos turistas devido à temporada de pesca esportiva e com o lançamento do Amazonas To Go, os turistas têm acesso a todos os serviços e eventos do nosso município”, disse a diretora do Departamento Aeroportuário de Barcelos, Marnilce Chagas.
Cadastur
A equipe do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) realizou mais de 30 atendimentos para cadastros e regularizações de empreendimentos turísticos no município, promovendo o fortalecimento do setor.
Pela primeira vez, foram realizadas visitas técnicas em hotéis de selva localizados fora da zona urbana, ampliando o alcance das atividades e garantindo maior integração dos prestadores de serviço com o sistema de formalização e apoio ao turismo.
De acordo com o assistente técnico da Diretoria de Desenvolvimento e Turismo, Robson Souza, a ação representa um avanço para a organização e valorização da cadeia turística local.
“Durante as visitas técnicas, reuniões e o Workshop Turismo Sustentável, observamos uma participação ativa dos prestadores de serviços, muitos deles buscando a regularização. Como resultado, já contabilizamos cerca de 148 prestadores cadastrados no Cadastur, com destaque para os profissionais que atuam na pesca esportiva”, afirmou.
Descubra mais sobre Portal Arrasta pra Cima
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.