Secretaria Nacional de Segurança Pública debate sobre os desafios da segurança no Alto Solimões

Os desafios de fazer segurança na tríplice fronteira do Amazonas foram tema da reunião do consórcio de prefeitos do Alto Solimões, realizado na quinta-feira (09/11), em Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus). O evento teve a participação de integrantes das Forças de Segurança do estado e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

O consórcio reúne as nove prefeituras do Alto Solimões, formado por Tabatinga, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Amaturá, Fonte Boa, Juruá e Jutaí.

O encontro foi aberto pelo secretário da Senasp, Tadeu Alencar. Ele destacou que o Governo Federal está empenhado em restaurar o diálogo federativo. “A segurança é uma responsabilidade coletiva que envolve a União, estados e municípios para que a gente possa descapitalizar a ação das organizações criminosas”, falou.

Alencar viajou até a região para ouvir de perto os anseios da população. “É importante dialogar para buscarmos a eficiência do sistema de segurança. Se conseguirmos promover parcerias, compartilhar informações e resolver as questões estruturais das forças de segurança, teremos grandes resultados. Temos projetos importantes de estruturação da segurança pública da região sendo discutido com os municípios e o Estado do Amazonas”, comentou o secretário da Senasp, referindo-se ao Programa AMAS (Amazônia, Segurança e Soberania), que prevê investimentos da ordem de R$ 2 bilhões para a Amazônia.

O secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Vinícius Almeida, fez um balanço das ações implementadas na região com foco na redução dos índices de criminalidade. Almeida agradeceu a parceria do Governo Federal pela implantação da operação Paz, que contribuiu para a queda dos casos de homicídios em Tabatinga.

O titular da SSP informou que o efetivo da Delegacia Regional de Polícia Civil ganhará reforço a partir de dezembro, com a nomeação dos aprovados no concurso público. “Vamos aumentar a quantidade de policiais civis para que possamos combater na região”, informou ele.

Para 2024, Vinícius Almeida revelou que a secretaria planeja implantar a perícia técnico-científica no interior. “Assim, poderemos agilizar o processo de emissão de carteiras de identidade nos municípios“, disse o secretário da SSP.

Presentes no encontro: o subcomandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), coronel Thiago Balbi; o delegado-geral da Polícia Civil (PC-AM), Bruno Fraga; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Orleilso Muniz; o diretor de Departamento de Polícia do Interior da PC-AM, delegado Paulo Mavignier, o secretário-executivo adjunto de Inteligência da SSP-AM, Divanilson, além de parlamentares e representantes civis e militares.

By Portal Arrasta pra cima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts

Pular para o conteúdo