A Suframa finalizou, nesta sexta-feira (1°), a programação presencial de integração e capacitação de duas semanas que reuniu, em Manaus, 16 servidores representantes das unidades regionais dos cinco estados de sua abrangência: Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia e Amapá. O encerramento, realizado na Sala das Adjuntas, contou com a presença do superintendente Bosco Saraiva e dos superintendentes-adjuntos Executivo, Luiz Frederico Aguiar, e de Projetos, Leopoldo Montenegro, além de palestrantes e organizadores.
Saraiva, acompanhado dos adjuntos, fez a entrega do certificado aos servidores e enfatizou que a atividade deu início, na Suframa, ao Programa de Educação Corporativa, que será contínuo, trazendo regularmente diferentes servidores das unidades regionais para Manaus para participar das capacitações. “Esperamos que todos retornem com novos direcionamentos e desafios, tendo absorvido as atividades realizadas ao longo das duas semanas”, ressaltou.
A Suframa dispõe de sete Áreas de Livre Comércio (ALCs): Brasileia/Epitaciolândia (AC), Cruzeiro do Sul (AC), Macapá/Santana (AP), Tabatinga (AM), Guajará-Mirim (RO) e Boa Vista e Bonfim (RR), e quatro coordenações regionais: Rio Branco (AC), Ji-Paraná (RO), Porto Velho (RO) e Vilhena (RO).
Capacitação
A Suframa focou na capacitação abrangente dos servidores sobre os diversos setores e operações da instituição. A primeira semana priorizou a aproximação com as unidades da sede, incluindo visitas presenciais às coordenações, apresentações sobre funcionamento dos setores, orientações sobre contratos e ferramentas operacionais, além de informações sobre fiscalização e aspectos administrativos.
Na segunda semana, o foco se concentrou na Lei de Informática na Zona Franca de Manaus e seu impacto na Amazônia Ocidental, especialmente em relação aos recursos provenientes de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), além da elaboração de projetos técnico-econômicos para a industrialização com matéria-prima regional na Amazônia Ocidental.
As atividades incluíram visitas técnicas à BIC da Amazônia, há 50 anos no Polo Industrial de Manaus; ao Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia, complementando o aprendizado sobre a Lei de Informática e as contrapartidas em PD&I na região da Amazônia Ocidental e Amapá; ao Distrito Agropecuário da Suframa (DAS); e à unidade da Associação dos Servidores da Suframa em Presidente Figueiredo.