Nos atendimentos, moradores tiveram acesso a serviços nas áreas de Família e Registros Públicos, além de auxílio jurídico para renegociação de dívidas de energia elétrica.
O Polo Médio Solimões da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realizou, entre os dias 15 e 19, um mutirão de atendimentos jurídicos na comunidade do Caiambé, na Zona Rural de Tefé. A ação resultou em mais de 300 atos praticados, principalmente nas áreas de Família e Registros Públicos.
Entre os atendimentos prestados, mais de 150 foram ofícios para solicitações de segundas vias de certidões de nascimento e ações judiciais. No mutirão também foram ofertados serviços para a emissão de carteiras de trabalho e identidade, além de renegociações de dívidas com a concessionária de energia elétrica.
A defensora pública Ana Sofia Pinheiro explicou que ação realizada na comunidade Caiambé foi de suma importância, uma vez que o distrito e outras comunidades próximas ficam distantes da sede do município, o que inviabiliza a ida dos moradores até a Defensoria, em Tefé.
“Ações como essa aproximam a Defensoria Pública do seu público-alvo e garantem que, cada vez mais, esta possa realizar sua função institucional de prestar assistência jurídica gratuita para aqueles que não têm condições de arcar com tais despesas”, completou.
O defensor público Pedro Henrique Paiva, que também participou do mutirão, destacou que o trabalho foi prazeroso. “Esperamos que os mais de 300 atendimentos realizados aqui, nas áreas do Direito de Família e Registros Públicos, tragam uma melhoria significativa na vida da população”, afirmou.
A presidente da Associação dos Moradores da Comunidade de Caiambé, Dila de Souza Nascimento, ressaltou o trabalho da Defensoria em realizar a visita na comunidade, para prestar atendimento aos moradores e fornecer acesso a direitos básicos. “Quero agradecer o trabalho da Defensoria, que, pela segunda vez, veio à comunidade. Ficamos gratos pelos serviços prestados”, afirmou.
O mutirão de atendimentos contou com o apoio da Prefeitura de Tefé, que forneceu apoio logístico, fornecendo transporte e acesso à internet.