Há mais de um século, a Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) vem conectando a informação pública à população amazonense. Fundada em 31 de agosto de 1892, pelo governador Eduardo Ribeiro, a instituição é uma referência na disseminação de informações oficiais e na conservação da memória histórica do Amazonas.
Sua principal missão é a publicação do Diário Oficial do Estado (DOE) que, desde 2019, está totalmente eletrônico. De suas primeiras publicações impressas em linotipos, a autarquia evoluiu para um modelo digital, garantindo a acessibilidade e a transparência das informações para toda a população amazonense.
Disponível na rede mundial de computadores para pesquisa e download a ferramenta pode ser acessada de telefones, computadores e tablets de forma gratuita.
O diretor-presidente da IOA, João Ribeiro Jr., ressalta que a autarquia tem passado por uma mudança cultural que contribui diretamente nos serviços oferecidos pela instituição. “Celebrar 132 anos é um momento de grande orgulho. Estamos passando por uma mudança cultural significativa. Nosso compromisso é continuar inovando e aperfeiçoando nossos processos para atender cada vez melhor à sociedade amazonense”, afirma.
Serviços da IOA
A Imprensa Oficial não se restringe à publicação dos atos oficiais no Diário Oficial; a IOA também proporciona serviços gráficos e editoriais para as secretarias do Estado.
Por meio do Decreto nº 40.769, a autarquia tem preferência na contratação de serviços de impressão gráfica, oferecendo às instituições públicas demandas gráficas com menor preço, rapidez e alta qualidade.
A IOA desenvolve serviços editoriais como a criação de projetos gráficos, editoração, diagramação, revisão e design de livros, revistas, jornais, cartilhas, manuais, guias, catálogos e relatórios.
Atualizada a cada nova legislação publicada no DOE, a plataforma Legisla.Am reúne em seu acervo mais de 8 mil normas, registrando 1.800 acessos semanais, totalizando mais de 130 mil acessos desde o seu lançamento. O site oferece acesso rápido à pesquisa, consulta e download de leis estaduais.
O acervo da Imprensa Oficial é um patrimônio público que faz parte do Centro de Documentação e Memória (CDM) da autarquia, contando a história da Administração Pública através de seus atos publicados e materiais bibliográficos custodiados. É no CDM que se encontra resguardada a primeira edição do Diário Oficial, publicada em 15 de novembro de 1893.
Registrando a história, conectando o Futuro
Como guardiã da história do Amazonas, a Imprensa Oficial documenta o legado de hoje e se prepara para as inovações do futuro, oferecendo serviços de qualidade.
Em meio a este momento de transformações, a Autarquia assume um compromisso que vai além da documentação dos acontecimentos: ela busca preservar o presente para as futuras gerações.
Cada publicação e campanha institucional é uma peça crucial no mosaico da história, servindo como um guia para aqueles que ainda não conhecem a instituição, que em seu legado preserva os momentos mais marcantes de todo o Estado do Amazonas.