A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informa que as 25 unidades de urgência e emergência de Manaus estarão funcionando normalmente, durante os feriados da elevação do Amazonas à categoria de província, nesta quinta-feira (05/09) e o Dia da Independência do Brasil, sábado (07/09), além do ponto facultativo, sexta-feira (06/09). As unidades funcionarão em plantão de 24 horas.
Estarão funcionando os três Hospitais e Prontos-Socorros (HPS) adultos e os três Hospitais e Prontos-Socorros da Criança (HPSC); as sete maternidades; os nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs); as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) – Campo Sales, no bairro Tarumã, e José Rodrigues, no Cidade Nova –, além do serviço de emergência do Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam).
De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, os SPAs e as UPAs atendem casos de urgência de baixa e média complexidades. Já para casos graves, os pacientes devem procurar os HPS e HPSC. “O atendimento às grávidas também seguirá normalmente nas maternidades do Estado”, afirma.
No interior, a secretária ressalta que todos os 61 municípios possuem unidades hospitalares com atendimento de urgência e emergência diariamente, em regime de plantão 24 horas.
As unidades que atendem consultas agendadas, como Centros de Atenção Integral à Criança (Caic’s), Centros de Atenção à Melhor Idade (Caimis) e Policlínicas, retornam às atividades na segunda-feira (09/09). Nos feriados e ponto facultativo, os hospitais das fundações de saúde funcionam apenas para casos de emergência e de internação, em plantão 24 horas.
Na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), o serviço de radioterapia funcionará normalmente na quinta-feira e sexta-feira (05 e 06/09), para as sessões de tratamento já agendadas. Os demais serviços não funcionarão no feriado e retornam com os atendimentos na segunda-feira.
Na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) não haverá atendimentos ambulatoriais. Somente funcionará o pronto atendimento 24 horas para pacientes da FMT-HVD. As demais atividades retornam na segunda-feira.
No Hemocentro não haverá atendimento ambulatorial e realização de exames laboratoriais, na quinta e sexta-feira, mas a doação de sangue funcionará normalmente, fechando somente no sábado. Os serviços de urgência e internação para os pacientes do Hemoam funcionarão normalmente. Os demais atendimentos retornarão na segunda-feira.