Agricultores familiares de Manaus receberam, neste sábado (23/11), 28 documentos rurais emitidos pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), durante a 18ª edição do Governo Presente, uma iniciativa do Governo do Amazonas, realizada no bairro Educandos, zona sul da capital.
Entre os documentos entregues estavam 26 Cartões do Produtor Primário (CPP) e um Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). “Agora, devidamente regularizados, os agricultores poderão acessar uma série de benefícios, que, certamente, contribuirão para o fomento das atividades por eles desenvolvidas, com possibilidade de aumento de produção e renda”, disse o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural (Diter), Nadiele Pacheco.
Acesso ao crédito rural e a políticas, como o Programa de Alimentos (PAA) e Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) estão entre os benefícios que os agricultores familiares poderão usufruir a partir de agora, devidamente regularizados, segundo Pacheco. “Vale destacar ainda, que, com CPP, o trabalhador rural garante desconto na conta de energia elétrica e, também, na aquisição de equipamentos agrícolas”, pontuou.
Além dos cartões e cadastros, o instituto também distribuiu 100 kits de sementes de hortaliças — cebolinha, coentro, cheiro verde, pepino, couve, alface e maxixe — a comunitários que estiveram presentes na ação.
A agricultora familiar Natelma Rodrigues, moradora do ramal Bons Amigos, no Puraquequara, zona leste da capital, foi beneficiada durante a ação. “Recebi o meu CAF das mãos do governador e, agora, posso buscar financiamentos para investir na minha produção. Trabalho com ovos, frutas, hortaliças, de tudo um pouco”, frisou