Para fortalecer a agricultura familiar sustentável e diminuir a falta de insumos na retomada de plantios das safras, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), estabelece diretrizes, por meio da Lei N.°7.199, para o incentivo à formação de bancos comunitários de mudas e sementes.
A lei entrou em vigor no dia 28 de novembro de 2024, sancionada pelo governador Wilson Lima, de autoria do deputado estadual Adjuto Afonso (União Brasil). O projeto tem a finalidade de fortalecer os sistemas agrícolas no Amazonas, na distribuição, troca ou comercialização de mudas e sementes, a colação de germoplasmas de cultivares locais ou crioulos.
De acordo com o secretário de estado da Produção Rural (Sepror), Daniel Borges, o objetivo é multiplicar a produção de mudas e sementes nativas da mais alta qualidade, nos municípios do interior que tem vocação as culturas de determinada produção e, também, prevenir a perda de produção nas safras, com um estoque de reposição de insumos.
“Estamos seguindo a determinação do governador Wilson Lima, interiorizando a matriz econômica voltada ao setor primário, com o objetivo de gerar mais renda aos agricultores familiares”, ressalta Daniel.
O projeto tem o objetivo de apoiar a agricultura familiar no desenvolvimento de sementes e mudas nativas, com um estoque comunitário, gerenciado coletivamente pelos produtores, em locais apropriados, para fortalecer o setor primário de municípios de acordo com a resiliência de cada cultura.
O estoque de mudas e sementes vai possibilitar a retomada de plantios afetados por intempéries climáticas, como a forte chuva e a estiagem, além de ampliar a distribuição de sementes e mudas nativas, adaptadas ou produzidas por agricultores familiares.
Fomento de mudas
Em 2024, a Sepror, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), e a Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), entregou 41,1 mil mudas de citros (laranja e limão), e 31,5 mil mudas de café robustas amazônico, totalizando mais de 2,4 mil produtores rurais beneficiados em 22 municípios do Amazonas.
Descubra mais sobre Portal Arrasta pra Cima
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.