Ao ritmo de jogos e diversão a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizou, na terça-feira (23/06), a última edição da Gincana Violeta na Escola Estadual Coronel Pedro Câmara – CPM VIII, no bairro Compensa, zona oeste de Manaus. O evento faz parte da Campanha Junho Violeta, de combate à violência contra pessoas idosas.
De acordo com o coordenador de Projetos da Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi), Edmilson Lima, a participação maciça de idosos dos bairros das zonas oeste e centro-oeste foi um dos pontos altos do evento. “É maravilhoso ver a quantidade de gente e o envolvimento de todos, a alegria com que se entregam às atividades e até nas torcidas”, afirmou.
O grupo de idosos Renovação, do bairro Compensa 2, é um bom exemplo disso. No show de talentos, vitalidade e animação de sobra; nas atividades esportivas e de recreação, participação em todas as modalidades. E sempre com o apoio da torcida.
Alcilene Brasil, de 53 anos, que está no grupo há seis anos, disse que participa da Gincana Violeta desde a primeira edição, em 2023. “Não perco por nada essa gincana. É muito movimentada e divertida. Além de rever conhecidos, a gente sempre faz novas amizades e sai de casa, se movimenta, combate a depressão”, garantiu.
Para o aposentado Francisco Mendes de Souza, de 67 anos, tudo é muito legal, mas a parte da convivência é essencial. Como já participava de um grupo em Anori, assim que se mudou para Manaus procurou se integrar a outro e entrou na Associação dos Idosos Girassol, do bairro Santo Antônio. “Não sei e nem quero viver sozinho. Gosto de estar com as pessoas, me divertir, conversar, fazer atividades. O corpo envelhece, mas a alma precisa continuar jovem para a gente aproveitar a vida”, ensinou.
A Gincana Violeta é uma mobilização esportiva e recreativa anual voltada para o público idoso, realizada pela Sejusc, com organização e coordenação da Seadpi, dentro do projeto Idoso em Movimento.
Em 2026, o projeto começou pela zona leste, seguiu pelas zonas sul e norte, e fechou na zona oeste, com mais de 400 pessoas por evento, promovendo a interação, o bem-estar físico e mental, e estimulando a independência dos idosos.
A ação envolveu 15 grupos do projeto EnvelheSer60+ em modalidades como caminhada, atletismo, circuito funcional, chute a gol e jogos de mesa (dominó, dama, cartas). Na parte cultural, houve um show de talentos com dança e outras apresentações artísticas.
Descubra mais sobre Portal Arrasta pra Cima
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

